A 30ª edição do Programa Governo Presente registrou mais de 7,3 mil atendimentos à população da zona leste de Manaus, no sábado, (31/01), na Escola Estadual Irmã Gabrielle Cogels, no bairro de Puraquequara. No local, o estado disponibilizou diversos tipos de serviços, como emissão de documentos, consultas médicas e orientação sobre crédito, beneficiando moradores da área urbana e cerca de 15 comunidades rurais e ribeirinhas.
O Governo Presente é coordenado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), pela Unidade de Gestão Integrada (UGI) e Casa Civil, com o apoio da Secretaria de Educação e Desporto Escolar. Mais de 30 secretarias e órgãos estaduais estiveram envolvidos na ação para atender ao público.
O secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, ressaltou a relevância da ação e o compromisso do governo com a população local. “É uma iniciativa muito importante que já alcançou diversas zonas da cidade, com o objetivo de garantir cidadania e aproximar a população das políticas de forma rápida e acessível”, disse.

No Puraquequara, moradores de comunidades como Jatuarana, Mainã, Santa Luzia, Menino Jesus, Boa Vista, São Sebastião, Brasileirinho, União e Progresso, entre outras, tiveram acesso direto aos serviços públicos.
Quem aproveitou para levar a filha para emitir a identidade, serviço ofertado pelo Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), foi a dona de casa Nilza Ferreira, de 48 anos. “Minha filha foi bem atendida. Eu estava precisando muito desse atendimento pra ela, pois durante a semana não conseguia. Já participei de outras ações do Governo Presente, então, eu sei como funciona e fico bem tranquila”, ressaltou.
A SSP-AM realizou cerca de 644 atendimentos para emissão e agendamentos para Carteira de Identidade Nacional (CIN).

A dona de casa Valéria Lima, de 33 anos, moradora da comunidade Bela Vista, aproveitou a ação para cuidar da beleza, com o serviço gratuito de manicure oferecido pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). “É muito difícil para nós donas de casa parar pra fazer as unhas durante a semana, então, hoje aproveitei. Fui bem atendida, tive prioridade, atendimento de excelência”, contou. O Cetam totalizou 280 atendimentos, sendo eles, serviços de esmaltação, corte de cabelo e massagem.
Saúde
Durante o evento, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) fez 949 atendimentos para consultas presenciais com Ginecologista, Oftalmologista e Clínico Geral. Para Teleconsultas estiveram disponíveis Ginecologia e Ortopedia. Também foram ofertados exames, aferição de pressão e glicemia.
Moradora da Vila Puraquequara, a dona de casa Raimunda Costa, de 63 anos, que precisava de uma receita médica para renovar os óculos e realizar exame oftalmológico, destacou a importância da ação perto de sua casa. “Achei maravilhoso o atendimento, perto de casa, gostei muito. Foi ótimo passar pelo médico e agora vou aproveitar outros serviços da ação”, disse.

Durante a programação, a equipe da FVS-RCP prestou 40 atendimentos, com 160 testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatites B e C. Também foram distribuídos 4.500 mil preservativos externos, 1.380 mil unidades de gel lubrificante e 48 autotestes de HIV. A ação incluiu ainda orientações sobre a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), ampliando o acesso da população a estratégias eficazes de prevenção.
A Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet), por meio do Castramóvel, disponibilizou 301 senhas para castração solidária de cães e gatos.
Cidadania
A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) atendeu cerca de 1.271 pessoas com serviços de emissão de declarações de hipossuficiência, regularização de CPF, serviços de apoio psicológico, social e jurídico, além de microcrédito do programa Empreender no Envelhecer para pessoas a partir de 45 anos.

A Secretaria de Educação e Desporto Escolar ofereceu serviços de agendamento do Provão Eletrônico, atualização de cadastro de alunos e Serviços do Seduc Atende.
O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) disponibilizou serviços de licenciamento, transferência de veículos, emissão do CRLV-e, e marcação de prova de legislação e direção. Outro serviço disponível foi a inscrição gratuita em cursos ofertados pela Eptran. Dentre eles, Direção Defensiva, Motofretista, Fundamentos da Legislação de Trânsito, Mototaxista, Reciclagem para condutor Infrator, Mecânica Básica, Monitor de Transporte Escolar e Primeiros Socorros em condições adversas.
Empreendedorismo e Crédito
A Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) ofereceu ações do Mais Crédito Amazonas e do Programa Limpa Crédito, com a realização de liquidações e renegociações, com flexibilização de parcelas e condições diferenciadas para quitação de débitos em aberto com o Programa Limpa Crédito.
A Secretaria de Estado da Assistência Social e Combate à Fome (Seas) atendeu 386 pessoas com serviços do Programa Crédito Rosa e orientações para o curso do Projeto Padaria Artesanal. Também fez a entrega de 200 kits de absorventes do Programa Dignidade Menstrual e do Cartão Auxílio Estadual.
A Superintendência Estadual de Habitação do Amazonas (Suhab) fez 52 atendimentos com serviços de renegociações de dívidas habitacionais por meio da lei do Refis, que concede até 100% de descontos de juros e multas, entre outros. A equipe técnica também auxiliou a população que tem interesse em iniciar o processo do pré-cadastro no Programa Amazonas Meu Lar, que é coordenado pela Sedurb.
A Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect) atendeu 42 pessoas com serviços de orientações e abertura de processos de regularização fundiária, além de facilitação do acesso ao título definitivo de propriedade.
Bem-estar e Lazer
A Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) fez atendimentos ambulatoriais de fisioterapia para pessoas com dor de origem ortopédica em geral, com uso de ventosa, liberação miofascial, alongamento e eletroterapia.
Além disso, fez a triagem para atendimento com fisioterapeutas, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e oximetria. Disponibilizou também vagas para as modalidades do +Pelci, informações e direcionamento para os núcleos da zona leste.
A Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) atuou com panfletagem sobre os serviços do órgão. Também levou a campanha educativa para o envelhecimento saudável, pelos Mascotes da FUnATI.
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa levou atividades recreativas e lúdicas. Na ocasião, também realizou a Feira de Economia Criativa.
Outros Serviços

A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) distribuiu 4,5 toneladas de tambaqui para a população que mora no Puraquequara. Também levou a Feira de Produtos Regionais, que atendeu aproximadamente mil pessoas no local, movimentando cerca de R$ 3 mil e beneficiando agricultores familiares que atuam nas feiras da ADS.
O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) prestou orientação técnica aos produtores rurais, informações sobre os cadastros do Produtor Primário (CPP), Ambiental Rural (CAR) e Nacional da Agricultura Familiar (CAF), além de tirar dúvidas sobre produção rural, hortas caseiras e cultivo sustentável, com entrega de folders institucionais.
A Fundação Amazonprev fez recadastramento de aposentados e pensionistas do Governo do Amazonas e prestou atendimentos previdenciários, como emissão de contracheques, consulta de processos, prova de vida e pensão por morte.
O Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) orientou e esclareceu ao público acerca das relações consumeristas, além de abrir processos administrativos como denúncias ou reclamações.
A Controladoria Geral do Estado (CGE) atendeu 96 pessoas com serviços de divulgação dos mecanismos de auditoria e participação social (ouvidoria e acesso à informação).
A Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp) auxiliou na inscrição da Carteira de Trabalho Digital, orientou sobre o mercado de trabalho e forneceu informações sobre o seguro-desemprego, além de encaminhamento para vagas de emprego de acordo com as especificações da vaga.
A Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) levou uma máquina purificadora e mais 5 mil copos envasados de 250 ml para oferta de água tratada.

