Manaus – Com a finalidade de tornar a humanidade mais feliz e mais justa, os membros da maçonaria seguem trabalhando em prol da igualdade, ajuda ao próximo e, claro, de tornar feliz a humanidade. Dessa maneira, a Grande Loja Maçônica do Amazonas (Glomam) realizou, neste sábado (22), mais uma edição do tradicional Arraial Solidário.
O arraial ocorreu no Clube do Trabalhador do Sesi, localizado na Alameda Cosme Ferreira, bairro Coroado, na Zona Leste de Manaus.
Em entrevista ao Vanguarda do Norte, o Sereníssimo Grão-Mestre da Glomam, Marcelo Peixoto, explica que o arraial da Grande Loja tem um significado especial em virtude de ajudar pessoas.
Objetivo do arraial
“A Maçonaria tem esse objetivo de ajudar as pessoas e a sociedade no geral. Todo mundo trabalha em prol a isso e é sempre muito importante. Hoje nós temos 50 lojas Maçônicas, 21 na capital e 29 no interior, e somos 1800 obreiros. Então imagina todo mundo unido com esse mesmo objetivo. Nosso interior também faz a mesma coisa, e tudo com o intuito de, além da diversão, arrecadar fundos e alimentos para ajudarmos as famílias que mais necessitam. Todos nós somos uma família”, frisou.
O Grande Secretário de Esportes e Eventos da Glomam, Bosquinho Poeta, comentou acerca da importância do evento para o auxílio oferecido pela Grande Loja aos mais necessitados. A entrada para o evento era de 1 kg de alimento não perecível.
“Esse é o preceito maior da Maçonaria: tornar feliz a humanidade. Esse evento faz parte do calendário anual e tradicional da Glomam. Através desse evento, nós arrecadamos alimentos para as famílias mais necessitadas. Esse é o nosso grande objetivo: servir a humanidade e a sociedade. Já são 10 edições do evento. A entrada foi apenas 1 kg de alimento. O nosso principal objetivo é de sempre congregar com a família maçônica, mas sempre em prol de ajudar o próximo”, declarou.
O Grande Secretário de Planejamento da Glomam, Vandecir Campos, também comentou com a nossa equipe de reportagem acerca do trabalho desenvolvido certamente no evento.
“Para mover uma festa grandiosa como essa, nós temos que ter a união de todos os irmãos. O Sesi já tem uma parceria muito grande conosco e aqui. Todas as barracas estão organizadas e é tudo vendido por um valor relativamente bom para os irmãos maçônicos. A cada ano nós vamos melhorando mais o planejamento”, pontuou.
Constituída por homens de todas as raças e nacionalidades – isto é congregados em lojas – a Maçonaria mantém em sua base de sustentação, “o trabalho em prol do aperfeiçoamento da sociedade humana, com respeito e amor ao próximo”.
Atrações
A princípio o público presente teve a oportunidade de prestigiar atrações para todas as idades, além de inúmeras barracas com uma grande variedade de comidas, desde sorvete, comida japonesa e chinesa, salgados, doces, pipocas, pratos completos, bebidas, churrascos, carne na chapa, tacacá e até acarajé.
Em contrapartida cada Loja que integra a Glomam ficou encarregada de comandar uma barraca diferente, como é o caso da Grande Loja Maçônica do Amazonas Esperança e Porvir nº 1.
De acordo com o Venerável Mestre Antônio Lara Marialva Meireles Rondom Júnior, a Maçonaria no Amazonas realiza ações efetivas de solidariedade para a população amazonense menos favorecida, por meio da união de seus membros.
“Tradicionalmente, a Esperança e Porvir n° 1 traz o churrasquinho completa ou o simples. O mais importante de tudo é essa união em prol da solidariedade, da arrecadação dos alimentos e tudo é revestido para as pessoas que realmente precisam. É uma ação muito bacana e que já tem muitos anos! Todas as lojas se reúnem e cada uma vem com a sua barraca”, disse.
Nesse sentido complementou ainda: “A Maçonaria tem o objetivo de tornar feliz a humanidade e sempre fazemos essas ações de benemerência. Os alimentos arrecadados serão distribuídos para as lojas que realizam ações sociais de oferta de sopas e doações de alimentos. A Esperança e Porvir tem o projeto Sopão da Esperança todas as quintas-feiras ofertamos pelo Centro de Manaus”. Em suma disse.
Edição: Hector Silva
Leia mais: Centro Cultural dos Povos da Amazônia recebe Arraial Geek gratuito