AMAZONAS – A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas concluiu, na terça-feira (09), a implantação do sistema de iluminação LED no município de Guajará (a 1.476 quilômetros de Manaus). A cidade recebeu 1.405 pontos de iluminação pública, dos quais 1.285 na sede e 120 na comunidade do Gama.
A ação, realizada por meio do Programa Ilumina+ Amazonas, substitui por LED as lâmpadas de vapor de sódio, de mercúrio ou mistas, tradicionalmente utilizadas na iluminação pública do interior. O LED proporciona uma economia de até 60% nos custos de energia e garante, ainda, a redução na emissão de gás carbônico na atmosfera, permitindo maior luminosidade nas vias públicas, o que contribui para a segurança das pessoas.
Leia mais: Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques tem posto de atendimento do TRE-AM
Segundo o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, o Ilumina+ Amazonas também avança em outros municípios. “Estamos trabalhando, nesse momento, no Careiro Castanho e em Ipixuna. Com isso, já são 39 municípios a terem seus sistemas de iluminação pública modernizados”, destacou.
A meta do Governo do Amazonas, afirma Campêlo, é alcançar, até 2025, todos os municípios do interior com iluminação de LED. “Seguindo as diretrizes do governador Wilson Lima, queremos chegar na COP 30, em novembro de 2025, com LED na iluminação pública de todos os municípios do interior”, observou.
Aldiene Fernandes, 31 anos, proprietária de uma sorveteria na Praça das Irmãs, em Guajará, relata que a chegada do Programa Ilumina+ Amazonas fez as vendas duplicarem. “A iluminação melhorou cem por cento. Antes, era muito escuro e eu perdia venda porque as pessoas não se sentiam seguras de andar na rua à noite. Com a chegada da nova iluminação, a praça está bem mais movimentada e isso trouxe mais clientes. Estou muito feliz”, comemorou.
Outros municípios
O município de Careiro Castanho recebeu as equipes do Ilumina+ Amazonas na segunda-feira (08/04). Na sede da cidade, serão instalados 1.121 pontos de iluminação em LED, mais 183 na comunidade Purupuru e 71 em Samaúma.
Em Ipixuna, os trabalhos começaram nesta quarta-feira (10/04). Serão 1.361 pontos de iluminação, sendo 1.216 na sede, 120 na comunidade Pernambuco, 14 em Polo Car e 11 em Poeira.