MANAUS – A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) fechou uma agenda de ações pré-carnaval. O órgão vai envolver universidades, igrejas e a sociedade civil organizada. A campanha vai encher os estoques de sangue antes do feriadão momesco, de nove (09) a quatorze (14) de fevereiro.
No próximo sábado (03/02), porém, acontece a campanha “Vida por Vidas” com os fiéis da Igreja Adventista. No mesmo dia, às 18h, o Bloco do Vampirão, juntamente com o Bloco da Saúde, desfilará pela passarela do Sambódromo, abrindo a noite de apresentações das Escolas de Samba do Grupo Especial.
A estratégia da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) é alcançar pelo menos 600 bolsas de sangue armazenadas até o dia 10 de fevereiro, para assegurar todas as demandas de transfusões no período carnavalesco. Nesse período há uma tendência histórica pela queda de 30% do número de doadores.
“Estamos falando de cinco dias de baixa. A gente cria essas estratégias e tenta coletar sangue o máximo possível antes do carnaval. Temos grandes demandas nas urgências nessa época e precisamos desse estoque de segurança por pelo menos três dias”, alerta a gerente de coleta externa da instituição, Nívea França.
Campanhas
No dia 10 de fevereiro, a organização do Bloco das Piranhas, a Federação de Futebol Americano e Flag do Amazonas (FEFAFAM), e a Associação Manaus Cavaliers de Futebol Americano também mobilizarão suas caravanas. Contudo, as parcerias se estendem ao longo do mês. Incluem ainda a Uninorte, Ufam, Sefaz, Unicoba e a Igreja Adventista.