Manaus (AM) – O Hospital e Pronto Socorro Delphina Rinaldi Abdel Aziz, na Zona Norte da capital, realizou nesta terça (14) e quarta-feira (15), a primeira etapa do ‘Workshop Interno de Capacitação em Transplante Renais’ no estado.
O evento que contou com a presença do secretário de saúde, Anoar Samad, foi voltado para a equipe multidisciplinar responsável pelo processo de realização dos primeiros transplantes renais que serão realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Amazonas.
Leia também: 117 novos leitos são entregues ao Hospital da Criança em Manaus
O treinamento envolveu coordenadores, supervisores e gerentes das respectivas áreas da unidade, Comissão Estadual de Transplante do Amazonas e representantes da SES-AM.
“Hoje, estamos iniciando o primeiro workshop de transplante renal que está se tornando realidade pelo compromisso assumido pelo governador Wilson Lima, e que já está sendo concretizado aqui no Hospital Delphina Aziz. Estamos fazendo treinamento da equipe e esperamos que até maio nós consigamos realizar aqui, o primeiro transplante na rede pública”,
disse o secretário de saúde.
Para o coordenador cirúrgico do Hepato do projeto Transplante sem Fronteiras (TSF), o médico Marcelo Perosa, é importante devolver os transplantes de rins para o povo amazonense que esperam a fila de cirurgias por muito tempo.
“É um procedimento de alta complexidade que hoje os pacientes têm que viajar milhares de quilômetros em busca deste tratamento, estamos aqui capacitando as equipes locais numa parceria para que em breve seja autossuficiente a realização dos transplantes dos pacientes renais crônicos no estado”,
destaca o cirirgião.
Para o cirurgião, Marcos Lins de Albuquerque, coordenador estadual de transplantes do Amazonas, capacitar a equipe multidisciplinar que estará à frente dos primeiros transplantes, significa prepará-los para que estejam aptos ao aumento gradativo da necessidade da realização do procedimento.
”Esse workshop vem solidificar em detalhes a implementação do programa de transplante no Amazonas. É a primeira vez que realizamos esse transplante totalmente pelo SUS, então, é bastante significativo pro estado conseguir resolver a vida do paciente em nível local”,
enfatiza.
Ainda, a gerente assistencial de internações, enfermeira Uana Souto, membro da equipe multidisciplinar do Hospital Delphina Aziz, participou dos dois dias de workshop e pontuou sobre a integralidade multiprofissional no processo e sobre a importância de os pacientes serem transplantados no próprio estado onde residem.
“Nós vamos executar a realização de um sonho não só pra gente, mas eu acredito que é um sonho que faz parte de todos, que é acolher o paciente que precisa ser transplantado para que ele passe por esse processo no seio da sua família, na sua casa, no seu estado, e não se desloque enfrentando diversas situações nesse processo do transplante”,
disse.
As aulas
As palestras aconteceram no auditório do Hospital Delphina Aziz e foram ministradas pelos médicos Marcelo Perosa, coordenador cirúrgico da Hepato do projeto Transplante sem Fronteiras (TSF).
Além dele, o médico Marcos Lins de Albuquerque, coordenador estadual de transplantes do Amazonas, o médico Leon Alvim, coordenador nefrologista da Hepato/TSF e pela médica, Camily Abecassis, coordenadora do serviço NEFRO do transplante do Hospital Delpnina Aziz.
Entre os assuntos abordados durante os dois dias da primeira fase de ciclos de palestras estão, o panorama atual dos pacientes em diálise e perspectiva de um programa público de transplantes renais e estado atual da doação, lista de transplante e histórico do transplante renal no Estado do Amazonas, avaliação clínica pré-transplante do receptor e doador (vivo/falecido) de transplante renal e noções básicas da legislação e papel do enfermeiro coordenador de transplantes.
A segunda etapa do Workshop Interno de Capacitação em Transplante Renais no estado acontecerá entre os dias 28 e 29 de março. A realização do primeiro transplante renal está prevista para iniciar no primeiro semestre deste ano.
*Com informações da assessoria