MANAUS – O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) emitiu, no fim de semana um alerta contra a onda de fake news que se espalhou pela cidade de Manaus, para motoristas e pedestres sobre uma lista falsa nas redes socais que dá conta dos radares eletrônicos que seriam instalados. O IMMU informa que os pontos de radares eletrônicos referem-se ao ano de 2014, e não são mais válidos para 2024.
Os ‘corujinhas’ voltarão a Manais por meio de um estudo técnico da implementação dos equipamentos. A análise será baseada na ocorrência de sinistros de trânsito com vítimas lesionadas e acidentes fatais.
A Prefeitura apontou que os novos radares deverão ser instalados na Avenida do Turismo, Coronel Teixeira, Santos Dumont, Torquato Tapajós e Governador José Lindoso.
Leia mais: Pré-candidatos em Manaus buscam abrigo em líderes políticos
De acordo com o prefeito David Almeida, os motoristas ainda terão um período educativo de 90 dias, sem cobrança de multas, em caráter pedagógico. A informação foi confirmada pelo IMMU.
Ainda conforme o IMMU, os pontos de fiscalização serão precedidos de sinalização da regulamentação de velocidade e informativo de fiscalização seguindo o Código de Trânsito Brasileiro.
Operações
A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), está intensificando as ações para manter a fluidez dos veículos e a segurança de condutores e pedestres nas avenidas, ruas e locais de grande movimentação da capital amazonense.
Nesta quinta-feira, 4/4, agentes de trânsito do IMMU realizaram ações do programa Travessia Segura. As instruções foram concentradas na avenida Coronel Teixeira, zona Oeste, e na avenida Dom Pedro, na zona Centro-Oeste da cidade.
O chefe da Divisão Oeste do IMMU, Ian Domingues, explicou a operação na avenida Coronel Teixeira. “Este trecho da avenida, em frente ao condomínio Reserva Inglesa, merece atenção especial, porque tem um fluxo muito grande de pedestres e veículos. Outra avenida que recebeu atenção, foi a avenida Dom Pedro, em frente à Escola Estadual Gonçalves Dias. O objetivo, além de fazer a travessia dos pedestres, é fazer com que o trânsito flua com mais segurança”, afirmou o chefe de Divisão Oeste do IMMU, Ian Domingues.
Simultaneamente, a equipe de Educação, do IMMU, esteve na Escola Estadual José Carlos Martins Mestrinho, localizada na rua Dr. Thomas, s/nº, Vila Amazonas, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, onde apresentou para quase 200 alunos, entre 6 e 9 anos do ensino fundamental, o Projeto Trânsito na Escola, que contribui efetivamente na preservação, na redução dos acidentes e auxilia na conscientização e conhecimento quanto à proteção da vida, para a paz no cotidiano dos espaços acadêmicos.
O agente e educador de trânsito do IMMU, Wellison Freitas, destacou que as ações realizadas nas escolas são prioridades, por tratarem diretamente com os futuros condutores. “Tanto as ações de fiscalização de trânsito, quanto as ações educativas, visam promover a ideia de respeito às regras de trânsito”, disse.
A operação se soma a outras iniciativas realizadas pelo IMMU para melhorar o fluxo de veículos e orientar os pedestres quanto a fazer uma travessia segura. O trabalho de educação para o trânsito do instituto é desenvolvido diariamente pelo IMMU não só nas ruas e avenidas movimentadas, mas também nas vias em frente às escolas da capital.