O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) montou uma força-tarefa, nesta quarta-feira (14), que visa coibir estacionamentos irregulares em vagas destinadas a idosos e Pessoas com Deficiência (PcDs), nos supermercados e centros comerciais da capital. Com o objetivo de garantir a acessibilidade e a segurança desses grupos, a operação foi realizada por agentes de trânsito espalhados em todas as zonas da cidade.
“Essa ação é uma resposta direta às crescentes reclamações e denúncias recebidas pelo IMMU em relação à falta de respeito às vagas reservadas. A ocupação indevida desses espaços prejudica diretamente a mobilidade e a autonomia das Pessoas com Deficiência e dos idosos, além de ser uma infração de trânsito passível de multa e outras penalidades”, enfatizou Stanley Ventilari, diretor de operações do IMMU.
Após intensa fiscalização, os agentes autuaram mais de 40 motoristas que estavam fazendo o uso indevido das vagas destinadas a idosos e PcDs. Além do monitoramento, as equipes também realizaram um trabalho de conscientização de motoristas sobre a importância de respeitar essas áreas especiais.
Para o aposentado Leonardo Gomes, a fiscalização desses espaços garante a inclusão e acessibilidade para os idosos e pessoas com mobilidade reduzida.
“Infelizmente o respeito a essas vagas só é garantido com multas, se houvesse mais empatia e consciência por parte de alguns motoristas, a prefeitura não teria necessidade de colocar agentes para monitorar essas vagas”, disse Leonardo.
O objetivo principal da operação é conscientizar a população sobre a necessidade de respeitar as leis de trânsito e promover a inclusão e a igualdade de acesso aos espaços públicos. Ações como essa são fundamentais para construir uma cidade mais justa e acessível, onde todos os cidadãos tenham seus direitos assegurados.
O IMMU reforça para que os motoristas ao frequentarem os centros comerciais ou supermercados que não utilizem as vagas destinadas às pessoas especiais.
“Caso os condutores insistam em utilizar essas vagas os agentes tomarão as medidas essenciais para garantir o cumprimento das leis de trânsito e promover a igualdade e segurança viária”, finalizou Ventilari.
*Com informações da assessoria