Moradores de comunidades indígenas do Amazonas, que receberam kits de painéis solares, na sexta-feira (05), festejaram a chegada do equipamento que deve fortalecer o turismo local. A entrega dos equipamentos foi viabilizada pelo programa Brilha Amazonas, iniciativa do Governo do Estado para beneficiar as comunidades que não têm acesso a energia elétrica.
O governador do Estado, Wilson Lima fez questão de participar da entrega dos kits para as comunidades e afirmou que o objetivo é ampliar o programa, que assegura às comunidades que vivem do turismo uma alternativa sustentável ao uso de gerador de energia elétrica.
“A gente está investindo em energia renovável e daqui a 20, 30 anos, provavelmente, o mundo não terá mais os combustíveis fósseis, diesel, gasolina e outros derivados do petróleo, então há uma necessidade de fazer essa transição energética. Nas agendas que eu tenho feito mundo afora, eu tenho dito que proteger a Amazônia, proteger os nossos recursos ambientais, tem um preço”,
afirmou o governador Wilson Lima durante a entrega dos kits.
A comunidade Tuyuka, da RDS Puranga Conquista, (distante 34 quilômetros de Manaus) foi uma das beneficiadas.
Instalação das placas solares influencia o turismo
As dez famílias indígenas da comunidade recebem visitantes do Brasil e de outros países com interesse de conhecer a cultura, o artesanato e as comidas típicas do lugar. A instalação das placas solares deve tornar esse trabalho mais eficiente, atraindo um público maior.
“Essas placas vão ajudar o turismo de base comunitária. Os visitantes da comunidade têm muita dificuldade para fazer compras de artesanatos porque aqui não tem sinal de internet, não tem como a gente colocar um sinal de Wi-Fi por falta de energia elétrica’’,
explicou o indígena Diogo Meira.
O cacique Domingos Francis, da etnia Dessana, afirma que as placas solares devem contribuir para desenvolvimento do turismo na comunidade Cipiá, na RDS Puranda Conquista, que também foi beneficiada.
A comunidade Maravilha, no arquipélago de Anavilhanas, zona rural de Manaus, deve potencializar o turismo na região com os kits. Atualmente os comunitários utilizam gerador, o que limita o uso da energia elétrica pelo alto custo.
“O nosso maior sonho é realmente ter como receber os turistas, uma vez que, quando estes chegam nós não tínhamos, até então, energia suficiente para oferecer uma refeição à noite pela falta de energia. Então é um grande ganho receber esse kit”, disse a líder comunitária
Esther Benevides.
Ao todo, o Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), entregará, até o segundo semestre deste ano, 253 kits de energia solar na primeira fase do programa. Até o início de maio, 52 kits foram destinados para empreendimentos em Presidente Figueiredo (36 kits), São Sebastião do Uatumã (2 kits) e Maués (14 kits).
*Com informações da assessoria