Manaus (AM) – O digital influencer Agenor Tupinambá, de 23 anos, entregou a capivara Filó ao Ibama, na tarde de quinta-feira (27), após dias tentando manter a guarda do animal que criava em sua fazenda, no município de Autazes, interior do Amazonas.
Leia também: Novo concurso do Ibama oferece vagas para o Amazonas com salário de até R$ 5,2 mil
Agenor e Filó saíram de avião do município e chegaram ao aeroclube de Manaus, onde profissionais do Ibama já os aguardavam. A capivara foi transportada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde ela será avaliada para que retorne ao seu habitat natural.
Agenor é acusado de abuso, maus-tratos e exploração animal. O influencer ainda terá que pagar multas que somadas chegam ao valor de R$ 17 mil.
A logística do transporte foi feita através do apoio da deputada Joana Darc, que também prestou apoio jurídico ao fazendeiro.
“Tivemos uma reunião com o Ibama, onde foi feito um acordo, porque eles não iriam conseguir chegar até onde estava a ‘Filó’. Transportar ela de carro pela estrada seria muito estressante, então foi montada essa logística para trazê-la até Manaus”, informou Tupinambá.
Nas redes sociais, Agenor escreveu uma nota bem emocionante sobre a convivência com a Filó e os momentos vividos nos últimos dias.
“Hoje, eu manifesto a minha maior prova de amor pela Filó. É importante registrar que eu nunca fui contra e jamais impediria que a minha amada Filomena um dia se integrasse com um bando de capivaras para seguir sua vida. Foi justamente para isso que eu a salvei, cuidei e guardei um sentimento enorme no meu peito por ela”, disse.