Em mais um dia de competição na 45ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs), a Vila Olímpica de Manaus foi palco de histórias emocionantes da natação. Entre as 23 provas realizadas nesta quinta-feira (25/07), presenças de ex-atletas da rede estadual, classificações inéditas e figuras carimbadas marcaram o segundo dia de disputas na modalidade.
A primeira delas foi protagonizada pela atleta Julia Sofia Gonçalves, 14, aluna da Escola Estadual (EE) Antônio Maurity Monteiro Coelho, na zona leste de Manaus. A estudante, que já tinha conquistado a medalha de ouro na prova “infantil feminino dos 50 metros peito”, repetiu a dose na prova de “100 metros”. Contudo, dessa vez Julia venceu a prova desbancando Adriele Marcela da Cruz, atual campeã do Campeonato Brasileiro de Natação de Inverno, por 34 centésimos.
A conquista rendeu para Julia a sua primeira participação nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que será realizado em setembro, na cidade de Recife (PE).
“Foi muito emocionante. Já chorei com minhas amigas, com a minha treinadora. Conquistar essa vaga perante uma grande adversária também é muito gratificante. Vou para o JEBs com expectativa de conquistar medalhas”, destacou a aluna.
Já para a atleta Alice Monteiro, 16, aluna da EE Antônio Lucena Bittencourt, a participação em competições nacionais já é realidade há alguns anos. Com a medalha de ouro na prova “50 metros borboleta”, Alice vai para a sua 3ª participação em campeonatos brasileiros escolares. Ela já conquistou uma medalha de ouro, uma de prata e outra de bronze nas edições do JEBs de 2022 e 2021.
“Hoje estou feliz pelo ouro e pela classificação. Ainda tenho duas provas para fazer nesse JEAs, e espero conseguir índice para ir para o nacional disputar também essas provas”, enfatizou Alice.
Pioneiro
Com os novos talentos disputando posições a pleno vapor na piscina da Vila Olímpica de Manaus, a competição também teve espaço para um veterano da modalidade. Jefferson Mascarenhas, atualmente técnico de natação, foi o responsável pela primeira medalha amazonense na modalidade no JEBs, ainda em 1983. Um bronze, na prova de “100 metros peito”.
O atleta, que na época foi figurinha carimbada nas edições do JEAs do final da década de 70 e início dos anos 80, foi aluno da EE Sólon de Lucena. Ele ainda conquistou outras duas medalhas de prata no JEBs, na edição de 1984.
“Para mim é um orgulho gigante ter quebrado essa escrita para o Amazonas. Hoje estou aqui, acompanhando e treinando novos talentos. O esporte muda vidas, e é isso que busco passar para os meus alunos. Representei a minha escola e o meu estado, foi um momento marcante na minha vida”, compartilhou Jefferson.
Dos rios à piscina
Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus) é a cidade dos atuais campeões da prova do “revezamento medley 4×50 metros” do JEAs. Os atletas Arnaldo Oliveira, David Fonseca, Hector Gonçalves e Efraim Farias levam de volta para a EE Nossa Senhora do Carmo o título de campeões amazonenses.
No trajeto até a medalha de ouro, os atletas passaram por longas viagens, mobilização da família e treinos intensos no Lago do Macurany, braço d’água popular no município de Parintins. O esforço foi recompensado, ressaltou o líder da equipe, Efraim Farias, de 13 anos.
“É muito emocionante. A gente está treinando desde o ano passado, todos os dias, pelo menos uma hora por dia. Encaramos 24 horas de barco, todos nós já tínhamos disputado outras provas aqui. Mesmo com tudo isso, voltamos campeões”, compartilhou Efraim.
O terceiro e último dia de provas na natação acontece nesta sexta-feira (26/07), na Vila Olímpica de Manaus, a partir das 8h. Outras 18 provas revelarão o quadro de medalhas definitivo da modalidade na 45ª edição deste JEAs.