Manaus (AM) – Neste mês da mulher, o Vanguarda do Norte está fazendo uma série de reportagens especiais sobre mulheres inspiradoras. Uma dessas mulheres que possui um protagonismo por lutar pelos direitos das crianças e dos adolescentes do nosso Amazonas é a delegada titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), Joyce Coelho.
Como um desejo natural, a área criminal sempre esteve em seus planos desde a faculdade, e foi assim que se tornou servidora do Ministério Público, atuando ativamente na área criminal, mas Joyce queria mais.
E foi no ano de 2009 que Joyce prestou o concurso público para a Polícia Civil do Amazonas. Com a aprovação, quatro anos após a prova, em 2013, Joyce pediu exoneração do Ministério Público e assumiu oficialmente o posto de servidora da Polícia Civil.
“Eu fiz a coisa certa ao sair do Ministério Público, afinal de contas era o que eu sempre quis, então eu me sinto realizada com a função que eu exerço, principalmente na área que eu atuo hoje”, reitera a delegada.
À frente da DEPCA, Joyce tem o desafio diário de conhecer crianças e adolescentes vítimas de abusos, que são negligenciadas muitas das vezes pelas próprias famílias. Como mulher, seu instinto de cuidar e proporcionar uma qualidade digna a esses menores é o que lhe motiva a continuar exercendo a função; como delegada, punir abusadores e convenientes segundo a lei é fundamental para proteger o futuro de quem teve uma parte de sua infância roubada.
“São inúmeras histórias tristes, mas as histórias que levam a morte de crianças são as que nos marcam bastante, porque quando você consegue resgatar uma criança de uma situação de sofrimento, aquela criança pode ter uma perspectiva de vida no futuro, para nós é muito gratificante. Agora uma situação em que uma criança que é reiterada, às vezes é agredida, ou uma adolescente que vive uma vida de violência e ela acaba tendo a vida retirada por conta disso, para a gente não é interessante, não é uma situação boa. Mesmo que a gente prenda aquele agressor, o importante para a gente era que aquela vítima tivesse oportunidade de se desenvolver, porque tanto criança quanto adolescente são pessoas em desenvolvimento, e infelizmente todos os dias elas têm seus direitos violados’’, destaca Joyce.
Representatividade
Com um papel de destaque, Joyce é reconhecida por seu amor e devoção às causas que acredita. Uma das figuras mais representativas do Amazonas e do país, a delegada é umas principais vozes do empoderamento feminino, deixando claro, através de palestras e falas em meios digitais, que a mulher pode ser o que ela quiser.
Devido seus anos de trabalho na Polícia Civil, Coelho foi reconhecida e premiada no ano de 2020 pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e ao Adolescente. A nível regional, em 2022, Joyce recebeu o prêmio de Mulher Cidadã na Câmara Municipal de Manaus.
“Eu sinto a sensação de dever cumprido, mas eu divido sempre que recebo homenagem ou prêmio com toda a minha equipe, com toda a sociedade, ninguém trabalha sozinho e todas as realizações eu devo a muitas outras pessoas. Então, para que a Depca tenha sucesso, a gente precisa de uma rede de apoio, da sociedade, da imprensa que noticia os fatos, a gente precisa cada vez mais falar sobre isso’’, pontua Coelho.
Com uma extensa caminhada profissional, a delegada já mudou a vida de muitos jovens e de muitas famílias. Ações são necessárias, mas palavras de conforto e encorajamento podem começar a fazer pequenas mudanças em nossa sociedade. O carinho em si, para quem já foi muito negligenciado na vida, é um fato que melhora pelo menos o dia da pessoa que está acostumada com abusos e agressões.
“Eu acho que o mais importante que ser lembrado, é você semear, você ser semente para que outras pessoas sigam e possam fazer a mesma coisa, para que o trabalho prossiga independente da pessoa que está lá. Eu gostaria de ser lembrada dessa forma e que outras mulheres trabalhassem também não pensando só na função de responsabilizar aquela pessoa pelo seu ato criminoso, mas também de conscientizar outras pessoas, incentivar, encorajar para que elas possam não só denunciar aquele crime, mas que após esse acontecimento triste elas possam ter uma vida, porque todo mundo tem o direito de ter uma vida digna e feliz’’, finalizou a titular da DEPCA.
Mulher forte, determinada e vaidosa, Joyce Coelho é o reflexo do empoderamento feminino do século XXI. Formadora de opinião, a delegada acredita que em futuro próximo poderemos ver mulheres cada vez mais independentes, que saem para trabalhar e que podem deixar seus filhos em um lugar seguro. Com a experiência das ruas, Joyce sabe que existem muitas mulheres em situação de vulnerabilidade social, que sozinhas essas pessoas não conseguem sair do papel de vítimas de violência, é preciso de políticas públicas e apoio da sociedade em geral para que a situação se torne favorável às milhares de brasileiras que vivem em nosso país.