Uma das Carretas da Saúde do Governo do Amazonas chega a Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus) nesta segunda-feira (23/02), com a oferta de exames de mamografia e ultrassonografia. A unidade móvel ficará na cidade até o dia 15 de março, no estacionamento do Serviço Social do Comércio (SESC), na avenida Barão do Rio Branco, 240, no Centro, somando-se a uma das carretas de tomografia que está no município desde o ano passado, dando suporte ao Hospital Geral da cidade, na rua Carolina Fernandes, 1019, bairro São José.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) mantém uma segunda carreta de tomografia em Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), em suporte ao Hospital Regional José Mendes, na rua Acácio Leite, 2395, no bairro Iraci.
Na capital, uma quarta carreta está instalada na Escola Estadual Prof. Waldocke Fricke de Lyra (CMPM III), no bairro Tarumã. Em funcionamento desde o dia 14 de fevereiro, a unidade móvel integra a programação estendida do Governo Presente e segue oferecendo exames de mamografia e ultrassonografia até o dia 26 de fevereiro.
De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, as unidades móveis reforçam a estratégia do Governo do Amazonas de ampliar o acesso a exames e diagnóstico precoce em todas as regiões do estado.
“As Carretas da Saúde levam estrutura completa para mais perto da população, garantindo mamografias, ultrassonografias e tomografias com qualidade e agilidade. Essa é uma ação estratégica para fortalecer a prevenção e assegurar atendimento tanto na capital quanto no interior”, destacou a secretária
Os exames nas carretas de ultrassonografia e mamografia acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. São oferecidas ultrassonografia de abdômen total, abdômen superior, tireoide, aparelho urinário, próstata via abdominal, além de ultrassonografias transvaginal e pélvica.
Para exames são destinados a pacientes adultos que já passaram por atendimento em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e tem encaminhamento emitido pelo Complexo Regulador do Amazonas.
A exceção é para o exame de mamografia em mulheres acima de 40 anos, que não exige encaminhamento.

