Manaus prepara-se para a elaboração do Plano Municipal de Atenção e Atendimento a Pessoas Refugiadas, Migrantes e Apátridas. As definições acontecem na próxima sexta-feira (23), durante o evento “Diálogos de Avaliação: um olhar sobre o Refugiado, Migrante e Apátrida”.
A reunião temática ocorre em alusão ao Dia Nacional do Migrante, celebrado na última segunda-feira (19) e ao Dia Mundial do Refugiado, na última terça-feira (20). Nesta ocasião, a Prefeitura participa por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e do Comitê Municipal de Políticas Públicas para Pessoas Refugiadas, Migrantes e Apátridas (Compremi).
O evento acontece em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (Acnur), a Organização Internacional para as Migrações (OIM), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).
Leia também: Dia Mundial do Refugiado: Manaus recebe atividades até o próximo sábado (24)
O objetivo do “Diálogos de Avaliação: um olhar sobre o Refugiado, Migrante e Apátrida” é discutir os avanços e os desafios do processo de construção do Plano Municipal. As instituições, em parceria com a sociedade civil, reúnem-se nas instalações do Casarão da Inovação Cassina, localizado no centro de Manaus, a partir das 14h.
Entre as instituições convidadas, destacam-se as secretarias municipais de Educação; de Saúde; do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação; bem como o Ministério Público do Trabalho, o Ministério Público do Estado do Amazonas e Organizações da Sociedade Civil (OSCs).
*Com informações da assessoria.