O Amazonas conquistou mais um reconhecimento internacional com o lançamento da Marca Amazônia, durante a 52ª Abav Expo 2025, realizada no Riocentro, no Rio de Janeiro, entre os dias 8 e 10 de outubro. A iniciativa tem como objetivo promover a divulgação conjunta das rotas turísticas da Região Norte no cenário global. O Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), participou da cerimônia de lançamento na quarta-feira (08/10).
O diretor-presidente da Amazonastur, Marcel Alexandre, destacou o papel estratégico do Amazonas nesse pacto entre os sete estados da Região Norte.
“É como um portal de unidade entre todos os estados do Norte e que reflete a verdade desse nome que é Amazônia, essa marca poderosa. É inegável que o Amazonas acaba saindo à frente, porque a Amazônia é sinônimo de Amazonas. São todos esses esforços e ações que nós estamos fazendo para fortalecer aquilo que diz respeito à base, caminhos, estruturas, para que o turismo se desenvolva no nosso Estado”, destacou Marcel Alexandre
Durante o evento, presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, reuniu-se com o diretor-presidente da Amazonastur, Marcel Alexandre, para alinhar o lançamento internacional da marca, que ocorrerá na World Travel Market (WTM), em Londres, em novembro deste ano.
A diretora de Marketing da Amazonastur, Ana Cláudia Rego, também participa do evento e reforça a relevância da Marca Amazônia para o estado.
“Isso mostra que a Amazônia é um destino que está no topo de todos os segmentos do Brasil. A procura é por Amazônia, por natureza. Essa ação dá credibilidade para todos os estados da região norte. Traz ainda mais peso porque lançar uma marca chamada Amazônia, em novembro em Londres, é posicionar o Brasil como destino de natureza”, ressaltou.
Resultado da cooperação entre a Embratur e o programa Rotas Amazônicas Integradas (RAI), que reúne representantes dos sete estados da Região Norte, a Marca Amazônia tem como propósito consolidar a região como destino turístico de relevância internacional.
A iniciativa valoriza e reconhece o protagonismo de comunidades tradicionais, como indígenas, caboclos, ribeirinhos, quilombolas e seringueiros, que representam a essência da identidade amazônica.
A nova marca também introduz um conceito inédito no país: o turismo de transformação que contribui para a preservação ambiental e a valorização dos conhecimentos e da cultura da floresta.