Um dos ícones da arquitetura histórica de Manaus, o mercado municipal Adolpho Lisboa, localizado na avenida Lourenço Braga, Centro, completa nesta sexta-feira (15), 140 anos de atividades. O “mercadão”, como é popularmente conhecido, é um local onde o manauense se reencontra com sua própria cultura, por ser um elemento de identidade da história regional.
Para presentear os visitantes e turistas, a celebração conta com atrações musicais regionais, feira de produtos orgânicos e ações de saúde básica, com aferição de pressão arterial, teste glicêmico e testes de bioimpedância, realizados pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
De acordo com Wanderson Costa, secretário da Semacc, o mercado tem uma importância especial para a cidade e nesse aniversário a programação presenteia a população com atrações locais e cuidados com a saúde.
“Preparamos um sábado especial com muita música, danças e, em parceria com a Semsa, estamos com as equipes de profissionais trabalhando com os cuidados básicos da saúde das pessoas que visitam o mercado neste sábado. Temos um carinho muito especial por esse local e as nossas equipes da Semacc trabalham diariamente na manutenção de limpeza da área, que recebe visitas do mundo todo. Sabemos da importância do mercado e com tudo o prefeito David Almeida determinou esse cuidado com o nosso patrimônio”, enfatizou Costa.
Estrutura
Símbolo remanescente do período áurea da borracha, o prédio é um expressivo exemplar da arquitetura do ferro no Brasil, tendo seu inestimável valor reconhecido, por meio de tombamento no Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), desde o fim do século passado.
O mercado abriga 175 permissionários distribuídos em quatro pavilhões: carne, peixe, hortifrúti e pavilhão central, onde são vendidos peixes, artesanato indígena e caboclo, ervaria, frutas e verduras. É o lugar ideal para provar a comida regional, conhecer os produtos típicos da região, comprar objetos de decoração e lembranças do Amazonas.
O mercado municipal Adolpho Lisboa funciona de segunda-feira a sábado, das 6h às 17h. Aos domingos e feriados, o mercadão abre das 6h às 12h.