Manaus (AM) – Motoristas e entregadores de aplicativo paralisaram as atividades, na manhã desta segunda-feira (15), para reivindicar melhorias na classe. Eles pedem melhores condições de trabalho e reajustes nos valores das tarifas das corridas repassados às empresas.
Leia também: Mães agricultoras são homenageadas no Amazonas
A paralisação, que também acontece em todo o Brasil, foi combinada através das redes sociais, e teve adesão da Federação dos Motoristas por Aplicativo do Brasil.
Em Manaus, os motoristas paralisaram os serviços e estão protestando em pontos da cidade, como na avenida do Samba, no bairro Alvorada, Zona Centro-Oeste, e também existe uma grande concentração na rotatória do Produtor, na Zona Leste da capital.
Segundo os trabalhadores, eles exigem, principalmente, que seja instituído um aumento do teto mínimo, que é pago pelos aplicativos, já que o repasse das plataformas para os motoristas segue sem mudança há cerca de sete anos.
Ainda de acordo com os motoristas, os aplicativos cobram hoje de 10% a 55% das tarifas. Além disso, a categoria protesta para que haja algum adicional para cada parada solicitada pelo passageiro durante uma corrida, além de seguro de vida e de saúde.
A orientação nacional é para que os motoristas desliguem os aplicativos. Assim, a categoria pretende chamar a atenção das empresas e reivindicar o pagamento de taxas melhores.