Manaus – O Ministério Público do Amazonas (MPAM) publicou na última segunda-feira(7) no Diário Oficial do Orgão, a Portaria de Instauração Nº 2023/0000020876.24ªZE, convertida em Notícia de Fato eleitoral. A ação tem por finalidade averiguar possíveis irregularidades no município de Itapiranga. A saber a investigação se trata de uma suposta denúncia recebida de uso irregular de locais para campanha eleitoral no município.
O promotor responsável pelo caso é o Daniel Silva Chaves Amazonas de Menezes, que instaurou a Notícia de Fato eleitoral em Procedimento Investigatório Criminal. Ou seja, ele autorizou a investigação.
Leia Mais: Ambev tem oportunidades de emprego em Manaus
Após o recebimento da manifestação , por meio da Promotoria Eleitoral desta 24ª Zona Eleitoral, os seguintes procedimentos serão instaurados:
- Encaminhar uma cópia digitalizada para o Centro de Apoio Operacional, o MPAM irá expedir um ofício para a Prefeitura de Itapiranga para solicitar detalhamento sobre o assunto.
- Além disso, será enviado um ofício ao cartório eleitoral para verificar se houve comunicação prévia sobre o uso da zona.
- O MP quer identificar as datas em que eventos políticos ocorreram, os candidatos/partidos envolvidos e os espaços que foram utilizados para fins políticos.
Em busca de respostas
Em suma a equipe de reportagem do Portal Vanguarda do Norte entrou em contato com a Prefeitura de Itapiranga para solicitar maiores informações mas não obtivemos resposta. O espaço segue aberto para manifestação.
Sobre o município de Itapiranga
A Prefeitura de Itapiranga, comandada pela prefeita Denise de Farias Lima, possui uma população de 16 338 pessoas, com uma área territorial de 281.782 quilômetros quadrados, com um Índice De Desenvolvimento Humano Municipal de 0.775.
Edição: Hector Silva
Leia também: Royalties de petróleo: Comitê cobra apuração de verbas milionárias recebidas por municípios do AM