AMAZONAS – Uma tragédia de grandes proporções. Era isso que poderia ter acontecido, após um barco ser atingido por uma balsa neste domingo no rio Jacu, perto da comunidade São João do Jacu, em Parintins. O acidente feriu sete pessoas, entres elas um bebê de 1 ano. Todos da mesma família.
De acordo com o agricultor Antônio José Moraes, condutor do barco atingido, a balsa nem parou para prestar apoio às vítimas e ainda seguiu levando o gado.
“Eles não tomaram providência pra tirar a balsa da frente da bajara. Ela vinha muito pesada, muito ligeira e acabou causando o acidente que levou a família toda pro fundo”, contou o agricultor.
Alcione Moraes, filha de Antônio, contou o pânico por volta das 4h da madrugada.
“Eu dormia na hora do acidente. Acordei com o grito da minha irmã que estava com o bebê no colo. Só vi na hora que bateu e afundou. A minha reação foi só de pegar na mão da minha irmã e colocar ela pra fora pra tentar boiar. Eu consegui salvar minha mãe que ficou a deriva no rio. Todos ficamos desesperados”, contou Alcione.
Imagens mostram as vítimas na água, sendo resgatadas por ribeirinhos. O caso será levado para a Marinha. Apesar dos ferimentos, todos estão bem. O caso foi registrado na Delegacia de Parintins.
“Eles negaram a assistência até Parintins. Eles disseram que estavam sem combustível, que não podiam trazer e tinham que embarcar o gado. Eles prezaram a vida do gado do que vida das pessoas que estavam em risco”, conta Alcione Moraes.
Leia mais: Presidente Lula cumpre agenda no Amazonas nesta terça (10)
O dono da balsa não foi identificado.