Manaus (AM) – A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) emitiu, na noite de segunda-feira (27), um alerta para a possibilidade de deslizamento e geração de lama em áreas de risco, em Manaus.
Conforme o órgão, a cidade se encontra neste momento em estágio de Mobilização, ou seja, há riscos de ocorrências de impacto.
Leia também: Defesa Civil registra sete alagamentos e dois deslizamentos durante a manhã de sábado em Manaus
As chuvas do último fim de semana deixaram um rastro de destruição pela cidade e 224 desabrigados em Manaus. Vídeos, divulgados nas redes sociais, mostram casas sendo arrastadas pela força da água e ruas e avenidas completamente inundadas.
Esta situação associada à precipitação incidente (ou acumulada) e a previsão meteorológica indica que podem ocorrer deslizamentos pontuais e induzidos nas áreas de risco mapeadas.
Em caso de emergência, ligue 199 ou 193, alertou a Semseg.
Outro alerta
Antes da tragédia que vitimou oito pessoas, sendo elas quatro da mesma família, no último dia 12 de março, na Zona Leste de Manaus, um levantamento feito pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), divulgado em fevereiro deste ano, já apontava que Manaus liderava o ranking entre as capitais do país com maior possibilidade de deslizamentos.
Veiculado através do jornal O Globo, o estudo também pontuou que Manaus é a cidade que mais recebeu alerta de deslizamento de terra desde o ano de 2016. A Defesa Civil do município informou que, até o início do mês de março, mais de 600 ocorrências haviam sido registradas pelo órgão este ano referente às chuvas. A maioria das solicitações engloba a construção de casas em áreas de risco, como a tragédia ocorrida no último domingo.
Devido ao crescimento populacional em áreas sem planejamento estratégico, muitas moradias são construídas em áreas de risco, em solo que facilmente são degradados pelo aumento do nível de chuva que assola a região nesses primeiros meses do ano; as lixeiras viciadas também são um fator que dificulta ainda mais a resistência dessa terra.