O instituto de meteorologia Metsul, empresa que elabora boletins customizados de acordo com a necessidade do cliente no campo, emitiu um novo alerta no domingo (17), sobre uma nova onda de calor que deve atingir o Brasil nas próximas duas semanas. Um perigo para a saúde acompanhou o alerta sobre as temperaturas elevadas, juntamente com a recomendação de tomar precauções extras para várias partes do Brasil. No estado do Amazonas, a previsão indica que a temperatura subirá e alcançará 45ºC, sem levar em consideração a sensação térmica, que pode atingir até 50ºC.
De acordo com o o instituto a previsão é de que o calor intenso chegue até o fim de semana, se estendendo ao máximo até a próxima semana.
A onda de calor extremo afetará vários estados. Além do Amazonas, a massa de ar quente exercerá forte influência, resultando em marcas de temperatura próximas ou acima de 40ºC em estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
O pior do calor deve ocorrer no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul com marcas acima dos 40ºC na maioria das cidades dos dois estados, mas que podem atingir temperaturas máximas mais extremas em particular na região do Pantanal e proximidades.
Onda de calor no Centro-Oeste
Esta região do Centro-Oeste vai estar junto ao centro da grande cúpula de calor que estará concentrada entre o Paraguai e os estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso conforme mostra a escala do mapa. Pontos destas áreas podem atingir marcas tão extremas como 43ºC a 45ºC nesta região do centro do domo de calor.
No Amazonas a situação pode ser agravada em relação a sensação térmica por conta das queimadas O governo decretou no dia 12 de setembro, situação de Emergência Ambiental em municípios das regiões Sul do Amazonas e Metropolitana de Manaus sob o impacto negativo do desmatamento ilegal e queimadas não autorizadas.
Leia também: Novo ciclone extratropical derruba temperatura e provoca fortes ventos no RS