“Achei maravilhoso, uma oportunidade única”. Assim a enfermeira aposentada Maria Tereza Melo, de 80 anos, definiu a visita do projeto “Pé na Estrada” à Fazenda Santa Rosa. Lançado no início do mês de outubro, o projeto integra o programa EnvelheSer 60+, do Governo do Amazonas.
Desde os 45 anos, Maria Tereza frequenta atividades coletivas. Há poucos anos ela ficou ausente devido ao tratamento de um câncer de mama, mas, agora, já recuperada, faz questão de participar de todos os eventos e aproveitar tudo o que é proposto pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), que coordena os projetos.
“Tem muitos idosos que não têm essa vontade, esse prazer, porque muitos estão acamados, doentes, então se você não está assim e tem essa oportunidade, você quer ser feliz, vamos aproveitar. Às vezes não temos condições de estar pagando isso, mas se o Governo está dando, então vamos aproveitar”, afirmou Maria
Por meio do projeto, os idosos têm atividades ao ar livre, montaria de cavalos, apicultura, trilhas e outras atividades rurais. O EnvelheSer 60+ conta com outros oito projetos que estão sendo implantados gradativamente em Manaus e no interior.
O programa tem três eixos de atuação: atendimento às vítimas de violência e garantia de direitos; prevenção e enfrentamento à violência, e com interiorização das políticas; promoção da saúde, bem-estar, e autonomia financeira.
‘Minha experiência foi muito especial’
A aposentadoria do mecânico de aeronaves, Paulo Mendes, 69, deu a ele a oportunidade de aproveitar muitas coisas que não conseguia fazer enquanto estava na ativa. Agora, ele usufrui de novas vivências ao lado da esposa.
“Minha experiência foi muito especial, foi minha primeira vez aqui e fiquei muito feliz. Eu era uma pessoa muito ocupada no trabalho, mas quando eu me aposentei eu fui para a casa e comecei a não ficar parado, porque quando a pessoa tem mais de 60 precisa fazer alguma coisa”, avaliou o integrante do grupo Idade Renovada.
“Eu comecei a trabalhar em casa, no sítio que eu tenho, e eu estou aí, graças a Deus eu tenho essa idade e estou aqui hoje, com a minha esposa, feliz e brincando e revivendo a nossa mocidade de novo. Agradeço a Deus por estar aqui com meu grupo, meus amigos e ‘irmãos’”, finalizou o idoso.
A Sejusc conta com 80 grupos de idosos em Manaus e na Região Metropolitana. Qualquer pessoa a partir de 45 anos pode participar dos grupos. A inscrição pode ser feita nas próprias sedes ou no Centro Estadual de Cuidados para Idosos e Pessoas com Deficiência (CeciPcD), situado na rua Marquês de Quixeramobim, 210, no bairro Flores, na zona centro-sul de Manaus.