Manaus (AM) – Nesta segunda (1°), no feriado nacional do Dia do Trabalho, os banhistas estavam se divertindo em um balneário, quando foram atacados por um cardume de piranhas. O local fica situado no bairro Tarumã-Açu, zona Oeste da cidade, que integra a bacia hidrográfica do Rio Negro.
Leia também: Capivara Filó: Quem tem razão? Especialista analisa o caso
Na ocasião, as pessoas estavam tomando banho e jogando vôlei no igarapé, momento que os peixes carnívoros apareceram no local e morderam os pés da vítimas, que saíram correndo da água desesperados.
No total, oito pessoas foram atacadas pelas piranhas. Em seguida, todas foram atendidas com os primeiros socorros e a área foi totalmente isolada, com intuito de evitar outros ataques.
A vazante do rio, quando o nível das águas reduzem, coincide com período de reprodução das piranhas e é apontado como um dos fatores dos ataques.
Recomendações
Especialistas em salvar vidas alertam para que os banhistas sempre entrem na água próximo de algum posto de atendimento do Corpo de Bombeiros e se não tiver, ficar atentos a qualquer tipo de movimento na água, sempre estando preparado para essas eventualidades e outras ocorrências que possa acontecer.
Após o ataque, é recomendado que saia da água imediatamente, para que não sofra outros. O ferimento deve ser lavado apenas com água e nenhum outro produto. Em seguida, deve-se comprimir o local mordido com gaze, ou alguma toalha para evitar sangramentos e encaminhar a vítima à unidade de saúde o mais rápido possível.
As piranhas são vorazes e atacam rapidamente, geralmente estando em grupo.