A retomada do Conselho Estadual das Cidades do Amazonas (ConCidades-AM) foi oficializada nesta sexta-feira (06/02), com a posse dos novos membros. O evento aconteceu no Salão Rio Solimões, na avenida Sete de Setembro, no Centro de Manaus. A reativação do Conselho, após 12 anos de inatividade, representa um marco histórico para o estado e retoma o espaço de diálogo entre o poder público e a sociedade civil, com foco no fortalecimento das políticas de desenvolvimento urbano sustentável no Amazonas.
Foram empossados 70 membros, entre titulares e suplentes, representantes do poder público e de diversos segmentos da sociedade civil, como movimentos populares, entidades empresariais, de trabalhadores, profissionais, acadêmicas, além de organizações não-governamentais.
Os membros foram eleitos durante a 6ª Conferência Estadual das Cidades do Amazonas, realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). A eleição foi para o triênio 2026-2028.
Conforme o regulamento aprovado, o ConCidades-AM é presidido pelo secretário da Sedurb. Neste caso, por Marcellus Campêlo, secretário da Sedurb e da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).
“A reativação do Conselho, após um longo período de inatividade, marca um momento histórico para o Amazonas. Hoje, damos posse a conselheiros que representam diversos segmentos da sociedade. A partir de agora, o Conselho passa a atuar na construção de políticas públicas para o desenvolvimento da capital e do interior, reforçando o compromisso do Governo do Amazonas com a participação social”, destacou Marcellus Campêlo.
O Conselho tem um papel fundamental na articulação de políticas públicas nas áreas de habitação, mobilidade urbana, saneamento e gestão democrática das cidades, respeitando as especificidades territoriais, sociais, culturais e ambientais da realidade amazônica. A primeira reunião da entidade está marcada para o dia 10 de março, definida pela Comissão Organizadora da 6ª Conferência Estadual.
Entre os conselheiros empossados está o professor e cientista social Raimundo Rodrigues, coordenador nacional da Central de Movimentos Populares (CMP). Ele ressaltou o papel do Conselho na ampliação da voz das comunidades e dos movimentos sociais. “Esse momento tem um significado muito importante, pois estamos aqui representando a sociedade civil em mais um espaço de diálogo e construção coletiva. A expectativa é que o Conselho atue na construção de políticas voltadas à sustentabilidade, à moradia digna, às questões ambientais e sociais, buscando o melhor para o povo do Amazonas”, afirmou.
A cacica Alvanira Lanawa, de Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus), presidente do Instituto Indígena Maku Itá e representante do Movimento Nacional de Luta pela Moradia, destacou a importância de integrar o ConCidades. “A participação no Conselho é fundamental para fortalecer a luta dos povos indígenas por moradia digna e para garantir que nossas vozes sejam respeitadas nas políticas públicas urbanas”, disse ela.
Composição ConCidades-AM
Poder Público Estadual
Defesa Civil do Estado do Amazonas
Secretaria de Estado de Mineração, Gás e Energia (Semig)
Secretaria de Estado de Administração (Sead)
Superintendência Estadual de Habitação do Amazonas (SUHAB)
Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra)
Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM)
Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (SECT)
Poder Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam)
Câmara Municipal de Manaus (CMM)
Poder Público Federal
Controladoria-Geral da União (CGU)
Secretaria do Patrimônio da União (SPU)
Poder Público Municipal (Manaus)
Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb)
Movimentos Sociais e Populares
Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD)
Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM)
União Nacional por Moradia Popular (UNMP)
União Nacional por Moradia e Luta (UNML)
Central de Movimentos Populares (CMP)
Entidades da Área Empresarial
Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL)
Amidos da Amazônia
Entidades da Área de Trabalhadores
Central Única dos Trabalhadores (CUT)
Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB)
Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (SITEAM)
Entidades da Área Profissional, Acadêmica e de Pesquisa
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Amazonas (Abes-AM)
Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (CREA-AM)
Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas (CAU-AM)
Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
Organizações Não Governamentais
Conselho dos Professores Indígenas da Amazônia (COPIM)
Instituto Filhos e Amigos das Amazônia Sem Fronteiras (IFAAMSF)
Cáritas Arquidiocesana de Manaus
Instituto Vida e Cidadania

