MANAUS – A Prefeitura de Manaus, realizou, nesta quarta-feira, (10), a operação ‘Calçada Livre’, que tem o objetivo de retirar placas, carros, pneus e outros objetos que prejudicam a circulação segura e confortável dos pedestres nas calçadas.
A ação aconteceu na avenida Tefé, zona Sul da cidade, sob a coordenação do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), garantindo mais acessibilidade às pessoas que circulavam pela via.
Durante a fiscalização, equipes de agentes de trânsito realizaram 23 autuações em veículos que estavam estacionados, sendo 19 em cima das calçadas, dois em abrigos de ônibus e dois em local proibido pela sinalização.
Leia mais: Prefeitura estende até 2028 uso do aterro sanitário em Manaus
“A fiscalização nessa via é constante devido ela ser um dos principais corredores viários da zona Sul, e muito acessada por pedestres, sendo que nessa via existem escolas, muitos empreendimentos, bancos e que precisam de monitoramento. Toda semana os agentes estarão nessa via para dar continuidade nesse monitoramento”, confirmou o diretor de operações de trânsito do IMMU, Stanley Ventilari.
O IMMU reforça que utilizar a calçada para depositar objetos ou estacionar o veículo além de ser infração grave com perda de cinco pontos na carteira de habilitação, com multa no valor de R$ 195,23, é um desrespeito aos munícipes que precisam circular pelo espaço.
“Pedimos aos motoristas que busquem locais seguros e permitidos para estacionar. A calçada é para o pedestre e esse espaço deve ser respeitado por todos, não vamos permitir o estacionamento de carros no espaço”, finalizou Ventilari.