O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) concluiu, na quinta-feira (02/10), a programação do 2º Fórum de Direito do Consumidor da Região Norte, realizado pela primeira vez no Amazonas. O evento reuniu dirigentes de Procons estaduais e municipais, especialistas e autoridades para debater os principais desafios das relações de consumo e capacitar os servidores da região.
Durante quatro dias de programação, o fórum promoveu integração entre os órgãos, discussão de pautas relevantes e formação técnica para aprimorar o atendimento ao cidadão.


O diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, celebrou a oportunidade de sediar o encontro. “Receber o 2° Fórum de Direito do Consumidor da Região Norte é motivo de grande alegria para o Procon-AM e para o povo amazonense. É a primeira vez que o nosso estado sedia este encontro, e isso demonstra a confiança e a relevância do Amazonas dentro do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor”, afirmou.
A abertura, no dia 29 de setembro, teve reunião dos dirigentes dos Procons da região, no centro histórico de Manaus. Na ocasião, Allana Albuquerque, diretora-presidente do Procon Acre, foi eleita, por unanimidade, como nova presidente do Fórum dos Procons da Região Norte.


No segundo dia (30/09), no Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), o fórum abriu espaço ao público com palestras e painéis que reuniram especialistas e autoridades para discutir temas como superendividamento, consumo digital e apostas on-line, desafios da advocacia consumerista e direitos de passageiros no transporte aéreo. Mais de 300 pessoas participaram das discussões.
Para encerrar as atividades, na quarta e quinta-feira (1º e 02/10), foi promovida a capacitação técnica de servidores dos Procons sobre o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC). O momento reforçou a padronização de procedimentos e ampliou o conhecimento sobre atendimento e fiscalização, garantindo mais eficiência e qualidade nos serviços prestados à população.