As Secretarias de Estado do Meio Ambiente (Sema) e de Educação e Desporto Escolar (Seduc), em parceria com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e outras instituições, promovem ações educativas em alusão ao Mês da Amazônia. As atividades ocorrem em homenagem ao Dia Mundial pela Limpeza das Águas (19), Dia Nacional da Árvore (21) e Dia Nacional de Defesa da Fauna (22).
“O Mês da Amazônia objetiva relembrar, tanto a comunidade escolar quanto a sociedade em geral, que os elementos do Meio Ambiente não estão distantes, principalmente de nós, que residimos em uma cidade cercada pela maior floresta tropical. E lembrar também que os seres humanos estão ligados diretamente a estes”, afirma a coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental da Sema, Maria Edilene Neri.
Com o tema “Diálogos Ambientais: águas, árvores e fauna”, a programação prevê atividades educativas, que contam com palestras, visitas, trilhas e outros eventos, propondo a reflexão sobre as mudanças climáticas atuais, bem como ressaltar a relevância global do Bioma Amazônia.
“Com o evento, pretendemos também dar ênfase em problemas como a estiagem que estamos enfrentando, marcada pelo aumento da temperatura e, como resultado, do calor. Nesse contexto, enfatizamos a importância dos cuidados com as árvores, águas e fauna para enfrentarmos esses desafios, fazendo referência às datas comemorativas que tudo tem a ver com a Amazônia”, destaca o secretário de Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira.
Programação
A programação especial inicia nesta terça-feira (19), com um evento em alusão ao Dia Mundial pela Limpeza da Água, que acontece no Parque Municipal do Mindú. No dia 21 de setembro, acontece um evento em alusão ao Dia da Árvore no Bosque da Ciência do Inpa. Ambas as atividades restringem-se a alunos da rede privada de uma instituição de ensino.
Também na quinta-feira, acontecerá uma roda de conversa com o tema “Prevenção e Combate às Queimadas e Desmatamento no Amazonas” no Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam). Acontecerá a distribuição de mudas de guaraná, açaí, cacau, pupunha e café na sede da Sema.
O evento em alusão ao Dia da Defesa da Fauna acontece no dia 22 de setembro, em uma visita ao Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) e à OCA Dr. Adalberto Carim, onde também ocorre uma roda de conversa sobre a defesa da fauna amazônica.
*Com informações da assessoria