Programas executados pelo Governo do Amazonas no interior do estado estão sendo apresentados no I Congresso Internacional de Agricultura, Inovação e Sustentabilidade do Amazonas, evento que começou nesta quinta-feira (10/04) e segue esta sexta-feira (11/04), no Centro de Convenções Vasco Vasques, zona centro-sul de Manaus.
As ações envolvem saneamento básico, iluminação pública, asfaltamento, entre outros projetos que tem à frente a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e a Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), órgãos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).
A Sedurb está expondo em um estande os resultados já alcançados com os programas estaduais Ilumina+ Amazonas, Projeto Água Boa, Asfalta Amazonas, entre outros.
O secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, participou da abertura do evento e ressaltou a importância desse tipo de ação para a divulgação e debate das iniciativas de desenvolvimento sustentável no Estado. “Os participantes poderão conferir o que está sendo feito para melhorar a vida dos moradores do interior, promovendo o equilíbrio entre desenvolvimento econômico e conservação ambiental”, observou.
Além dos programas estaduais, conforme Marcellus Campêlo, também estão sendo apresentadas as parcerias com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), relacionados, respectivamente, ao Selo Unicef e ao projeto-piloto do Programa Serviços Sustentáveis e Inovadores de Água, Saneamento e Higiene em Zonas Rurais (SIRWASH).
Um dos destaques no estande da Sedurb é o Projeto Água Boa, desenvolvido pela Cosama em colaboração com a Defesa Civil do Amazonas. Iniciado em 2020, o projeto já implantou 549 sistemas de abastecimento em 52 municípios, beneficiando mais de 160 mil pessoas.
Os sistemas contam com duas caixas d’água equipadas com purificadores capazes de eliminar impurezas, bactérias e outros contaminantes, garantindo água limpa e segura para o consumo diário. Cada estrutura tem capacidade para atender até mil pessoas diariamente.
Outro programa apresentado é o Ilumina+ Amazonas, que promove a substituição de lâmpadas de vapor de sódio, mercúrio ou mistas — mais poluentes — por luminárias de LED na iluminação pública dos municípios do interior. A iniciativa já alcançou 49 cidades e 238 comunidades rurais e indígenas, com a instalação de 87,6 mil pontos de LED. A meta é contemplar todos os 61 municípios do interior até o final deste ano, tornando o Amazonas o primeiro Estado do país com iluminação pública 100% em LED.
Na área de infraestrutura, o Asfalta Amazonas tem como foco a recuperação e ampliação da malha viária, tanto na capital quanto no interior do estado. As ações incluem recapeamento asfáltico, construção de meio-fio, drenagem e outras melhorias urbanas. Desde seu lançamento em 2021, o programa, coordenado pela Sedurb, já conta com cerca de R$ 805,4 milhões em investimentos em execução direta e por meio de convênios, beneficiando 33 municípios.
Voltado para o fortalecimento das políticas públicas de proteção à infância e adolescência, o Selo Unicef tem como meta alcançar os 61 municípios e a capital do Amazonas na edição 2025-2028. A iniciativa incentiva melhorias nas áreas de educação, saúde, participação social e combate à violência.
Na edição anterior (2021-2024), o Amazonas superou a média nacional em três indicadores e registrou a melhor participação em 25 anos de história da certificação, com 55 municípios inscritos e 29 certificados. O Governo do Estado, por meio da Sedurb, atua como facilitador no apoio aos municípios para implementação das ações.
Já na área de saneamento básico, o programa SIRWASH, financiado pelo BID, está em fase piloto na comunidade Rumo Certo, no município de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus).
A ação é fruto de uma cooperação técnica entre a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e o Governo do Amazonas, por meio da UGPE, e proporcionará acesso ao esgotamento sanitário, descarte adequado de resíduos sólidos e reaproveitamento da água da chuva, beneficiando diretamente as famílias da região.