Visando estimular a capacidade argumentativa de alunos da 3ª série do Ensino Médio, o projeto Cineclube Vitascope promove oficinas de redação a partir da análise de obras audiovisuais relacionadas aos “temas contemporâneos transversais”, que compõem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O estudo é apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa de Desenvolvimento e de Inovação para Educação Básica (Prodeb).
O Cineclube Vitascope é coordenado por Maria Gabriella Flores Severo Fonseca, doutora em Literatura, professora de Língua Portuguesa da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar. Ela tem especialização em Cinema e Linguagem Audiovisual, e explica que o projeto auxilia na reflexão dos estudantes para além dos muros da escola.
“O debate é essencial tanto no ambiente educacional quanto na vida pública, pois promove o desenvolvimento de habilidades essenciais para a cidadania e a comunicação efetiva”, acrescenta Maria Gabriella, observando que no Vitascope são apresentados filmes de ficção ou documentários.
Durante a curadoria, foram levados em consideração temas considerados relevantes pela BNCC do Ensino Médio, homologada em 2018, como: meio ambiente; economia; saúde; cidadania e civismo; multiculturalismo; e ciência e tecnologia.
A partir do contato com essas obras, os alunos são estimulados a realizar produções textuais dissertativas-argumentativas, o gênero textual cobrado nos vestibulares. O Cineclube traz obras que não se restringem ao padrão comercial das salas de cinema e plataformas de streaming, incluindo a exibição de curtas-metragens que nem sempre chegam ao grande público.
Vitascope
O Cineclube Vitascope nasceu a partir de um projeto do Programa Ciência na Escola (PCE), e já foi aplicado na Escola Estadual Tenente Coronel Cândido José Mariano (CMPM V), localizada no bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus.
A coordenadora explica que a plataforma é importante e inclusiva no contexto educacional, que possibilita aos alunos fazer suas próprias análises, compartilhando diferentes experiências e opiniões. Ela lembra também que ao diversificar os métodos de ensino, os educadores atendem às diferentes necessidades de aprendizagem dos estudantes.
“Os recursos visuais e sonoros podem captar e manter a atenção dos alunos de forma mais eficaz que métodos de ensino exclusivamente textuais ou orais, dessa forma, vídeos, animações e apresentações multimídia são especialmente úteis para envolver estudantes que podem ter dificuldades de concentração ou que aprendem melhor visualmente”, pontua.
A professora aponta ainda uma melhora significativa no processo de escrita e análise crítica dos envolvidos no projeto. Cerca de 100 alunos participaram dos ciclos de debates e oficinas de redação, que acontecem não só como componente obrigatório nas aulas de Língua Portuguesa, mas também em atividades oferecidas no período de contraturno para alunos previamente inscritos. Dentre os critérios de avaliação estão a estrutura do texto; construção dos argumentos elaborados; contextualização; referência ao filme ou documentário apresentado; ortografia e sintaxe.
A longo prazo, a expectativa é de que o Cineclube seja um espaço de discussão de temas de relevância social nas escolas, incentivando o protagonismo dos alunos em um processo educacional colaborativo.
Sobre o apoio da Fapeam, ela destaca que não se limitou apenas à compra de equipamentos e materiais didáticos. “Ao investir em projetos como o Cineclube Vitascope, a Fapeam demonstra seu compromisso com a educação de qualidade e a formação de cidadãos críticos e conscientes”, diz a coordenadora.
Portfólio de Pesquisas
Essa e outras pesquisas coordenadas por cientistas que atuam na capital e no interior do Amazonas, com o apoio do Governo do Estado, estão disponíveis no Portfólio de Investimentos e Resultados de Pesquisas do Amazonas – Vol. 04, organizado pela Fapeam. Para saber mais, acesse o link: https://www.fapeam.am.gov.br/portfolios-de-investimentos-e-resultados-de-pesquisas-vol-01-e-vol-02/