O projeto de construção do aeródromo de Boa Vista do Ramos (localizado a 271 quilômetros de Manaus) registrou avanços após reunião realizada nesta segunda-feira, (19/05), na sede da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). O encontro contou com a presença do secretário Marcellus Campêlo, do prefeito Jarlem Trindade e do deputado federal Fausto Júnior.
A pauta central foi o andamento do projeto e a execução das obras do novo aeródromo, que promete impulsionar o desenvolvimento econômico do município. No dia 9 de maio deste ano, a Prefeitura de Boa Vista do Ramos e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect), assinaram o Termo de Doação e Regularização Fundiária da área destinada à obra. O documento garante a segurança jurídica necessária para o início das intervenções.
Durante o encontro, o secretário Marcellus Campêlo destacou que será realizado um levantamento topográfico do terreno para embasar os estudos técnicos da obra. “Nossa equipe da UGPE (Unidade Gestora de Projetos Especiais) vai prestar todo o suporte necessário, com a expertise que já acumulamos em projetos estruturantes. O primeiro passo agora é o levantamento topográfico, que permitirá a elaboração de um projeto seguro e eficiente”, explicou Campêlo.
O deputado federal Fausto Júnior reforçou o compromisso de contribuir com a articulação técnica e política para a viabilização do projeto. “A UGPE tem um histórico positivo de grandes obras no interior do estado, e pode colaborar com um projeto mais detalhado e moderno”, disse o parlamentar.
Conforme o prefeito Jarlem Trindade, há quase 20 anos a população do município aguarda a implantação do terminal aeroviário. Em 2017, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) chegou a fazer o mapeamento da área, mas não deu sequência ao processo para a construção do aeródromo. “Agora que conseguimos regularizar a área, estamos confiantes de que o projeto vai, finalmente, sair do papel, e com o apoio técnico da UGPE, acreditamos que será diferente”, afirmou Jarlem.
Asfalta Amazonas
Durante o encontro, o secretário Marcellus Campelo apresentou os serviços de infraestrutura executados no município, pelo programa Asfalta Amazonas, coordenado pela UGPE, órgão da Sedurb.
Com investimentos na ordem de R$ 11,8 milhões, os trabalhos tiveram início em agosto de 2024, sendo concluídos em abril deste ano, referentes à pavimentação de 18 ruas (aproximadamente 8,27 quilômetros); construção de calçadas, meio-fio e rampas de acesso para Pessoas com Deficiência (PcDs); além de implantação de sinalização horizontal e vertical em vários pontos da cidade.
Os serviços, além de garantirem mais segurança, mobilidade e qualidade de vida aos moradores da cidade, de acordo com o secretário, deixaram a cidade mais acessível, promovendo benefícios diretos à população e fortalecendo a infraestrutura urbana do município.