Manaus (AM) – O ministro dos Transportes, Renan Filho, garantiu ao governador Wilson Lima, nesta quarta-feira (17), que as obras para a recuperação da BR-174 iniciam em até 30 dias, no mês de junho. Wilson Lima se reuniu com o ministro para tratar da necessidade urgente de recuperação dessa rodovia e também do avanço das obras na BR-319, inclusive para reconstrução de pontes.
“Essas obras são importantes e decisivas para o estado do Amazonas: a BR-319, com a ligação do estado do Amazonas com o restante do Brasil, e a BR-174 que faz a ligação entre o estado do Amazonas e o estado de Roraima”, destacou.
Com relação à BR-174, Wilson Lima disse que o Ministério dos Transportes informou já ter contratado, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), os serviços de recuperação de toda a rodovia.
Leia também: Wilson Lima e David Almeida vistoriam obras do complexo viário na avenida das Torres
“Foram divididos alguns lotes (a obra) e um desses lotes contempla aquele trecho ali da reserva, que é um trecho mais complicado da parte do estado do Amazonas e que a recuperação vai começar agora também no período do verão. Então, o Dnit já começou, de acordo com o ministro, a mobilização de máquinas e também a montagem de usina asfáltica para que essa recuperação comece daqui a 30 dias”, detalhou o governador.
As obras na BR-319, segundo informações do Ministério dos Transportes, devem ser retomadas no período do verão amazônico, com trabalhos concentrados no Lote C (que contempla 52 quilômetros de via).
O governador disse, ainda, que há um compromisso do Governo Federal para iniciar em julho as obras de recuperação da ponte do Curuçá e, em agosto, a do Autaz Mirim, estruturas na BR-319 que desabaram em setembro e outubro de 2022, respectivamente.
Portos
Wilson Lima também informou que o ministro Renan Filho se comprometeu em entregar, nos próximos dias, os portos do município de Envira e também de Parintins, esse último pronto para receber os visitantes que irão ao Festival Folclórico de Parintins deste ano. As melhorias integram as Instalações Portuárias Públicas de Pequeno Porte – IP4, coordenadas pelo Dnit, órgão ligado ao Ministério dos Transportes.
*Com informações da assessoria