O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), promove uma vasta programação, no mês de maio, para os frequentadores dos Centros Estaduais de Convivência da Família (CECFs) e do Idoso (Ceci). Os principais temas a serem tratados junto aos comunitários são: Dia das Mães, Campanha Maio Laranja, enfrentamento à Violência e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, Dia do Assistente Social e do Pedagogo.
Presentes em várias zonas da capital amazonense, as sete unidades sociais trabalham com a finalidade de oferecer às famílias e aos idosos uma política de Proteção Social Básica, visando o fortalecimento de vínculos da população em situação de vulnerabilidade e risco social. Além do acolhimento, os centros oferecem, no dia a dia, programações variadas aos comunitários que passam por caminhadas, atividades de esporte e lazer, sessões de fisioterapia, cursos profissionalizantes, música, terapia e muito mais.
A coordenadora dos Centros de Convivência, Rita Abecassis, informa que no mês de maio se faz uma programação extensa nos centros, por conta das datas comemorativas e companhas de conscientização, entre as quais o Maio Laranja, contra o Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes e o Maio Amarelo, que promove a segurança no trânsito.

O Dia das Mães, celebrado no segundo domingo de maio, é data importante, disse Rita Abecassis, destacando que mães de todas as idades participam de atividades nos centros, por meio dos Grupos de Convivência, o que se faz necessário oferecer um tratamento especial, com atividades como rodas de conversa, oficinas com temas variados, cafés da manhã, palestras sobre saúde, exames médicos, entre outras ações.
“A mães participam de bazar, ações de embelezamento, com cortes de cabelo, massagem corporal, esmaltação das unhas, tranças, design de sobrancelhas, aulão de danças, bem como, passeios turísticos em balneários, no Teatro Amazonas, no CIGS, além de bailes dançantes”, mencionou Rita Abecassis.
Os centros também vão celebrar o Dia do Assistente Social (15 de maio) e do Pedagogo (29 de maio), homenageando os profissionais, que trabalham nas sete unidades sociais, pelo empenho e dedicação às causas das famílias em situação de vulnerabilidade.
Programação
Nesta segunda-feira (05/05), o CECF 31 de Março, no Japiim, realizará, das 9h às 10h, um aulão de funcional e pilates para celebrar a abertura do Maio Laranja, que trata do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.


O Ceci, no bairro Aparecida, promoverá palestra em homenagem ao Dia do Trabalhador, às 10h; jogo de adivinhação para idosos, às 9h; e uma oficina de artesanato para confecção de lembranças para o Dia das Mães, às 14h.
O CECF Teonízia Lobo, no Mutirão, vai promover atividade voltada para o Dia das Mães. Os frequentadores do espaço participarão da oficina “Correio do Amor”, com o objetivo de estimular a expressão de sentimentos por meio da escrita e da escuta. A Atividade será às 19h.
E o CECF Magdalena Arce Daou, bairro Santo Antônio, nesta segunda-feira, terá atividade de musicoterapia, às 8h; exibição de vídeo em homenagem ao Dia das Mães, às 9h; e oficina de estímulo à memória, com palavras cruzadas, às 14h15, 14h30 e 15h.
O CECF Miranda Leão, por sua vez, irá promover roda de conversa sobre o combate ao abuso sexual contra a criança e adolescente, às 8h30; atividade coletiva, às 9h30 e 16h; atividade interativa em referência ao Dia das Mães, com as integrantes dos grupos de convivência, às 15h; e uma roda de conversa com o tema “Beleza que vem de dentro”, às 15h.
E, por fim, ainda nesta segunda-feira, o CECF Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova, realizará a abertura referente à campanha Maio Laranja, com roda de conversa, panfletagem sobre o combate ao abuso e a exploração sexual infantil, às 9h e às 15h.
A programação completa pode ser conferida no site da Seas (www.seas.am.gov.br).