A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar abre, no dia 19 de maio, o período de inscrições para a primeira mobilização de 2025 do Provão Eletrônico voltado para municípios do interior do Amazonas. Nesta etapa, participarão do certame os estudantes das cidades de Apuí, Coari, Itacoatiara, Manacapuru e São Paulo de Olivença. As inscrições seguem até a quinta-feira (23/05).
A inscrição deve ser feita de maneira on-line, por meio do site http://examesupletivo.seduc.am.gov.br. No preenchimento do formulário, é necessário anexar RG, CPF e comprovante de residência do candidato inscrito.
As provas serão realizadas entre os dias 26 e 30 de maio, nos turnos matutino e vespertino, também por meio de plataforma virtual, com aplicação em escolas polo da rede estadual. Em Apuí, a aplicação ocorrerá na Escola Estadual (EE) Profª Maria Cutarelli Lira; em Coari, no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Profº Manuel Vicente F. Lima; em Itacoatiara, no Ceti Dom Jorge Edward Maskell; em Manacapuru, na EE Virgília Alexandre Maddy; e em São Paulo de Olivença, no Ceti Calixto Ribeiro.
“O Provão é uma política pública consolidada e uma ferramenta importante de inclusão educacional para quem não conseguiu concluir seus estudos na idade apropriada. Conseguir a certificação do Ensino Fundamental ou Médio é um marco na vida das pessoas”, destacou Kátia Mendes, gerente da Gerência de Atendimento Educacional Específico e da Diversidade (Gaeed), da Secretaria de Educação.
A previsão para 2025 é alcançar 16 municípios do interior ao longo de três mobilizações do Provão Eletrônico. A segunda mobilização está prevista para julho e contemplará os municípios de Tefé, Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Humaitá, Manicoré e Lábrea. A terceira e última será realizada em outubro.
A prova
O exame supletivo é composto por 20 questões e avalia cada etapa de ensino não concluída pelo aluno. Para quem deseja concluir o Ensino Fundamental, é necessário realizar o Provão Eletrônico com oito componentes curriculares: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Arte, Educação Física e Língua Inglesa. Já para o Ensino Médio, além dessas, serão incluídas as disciplinas de Química, Física, Biologia, Filosofia e Sociologia.
Ao final do Provão, os candidatos que alcançarem nota maior ou igual a 6,0 receberão o certificado de conclusão da etapa de ensino. As avaliações são realizadas por meio de um sistema on-line, e a Gaeed disponibiliza profissionais aplicadores que acompanham e orientam sobre questões relacionadas ao certame nos municípios.
A idade mínima para participar do supletivo do Ensino Fundamental é de 15 anos. Já para quem pretende concluir o Ensino Médio, é necessário ter a partir de 18 anos. O candidato pode optar em agendar até quatro componentes curriculares por turno (matutino e vespertino) e deverá comparecer ao local de realização das provas com até 30 minutos de antecedência do início da aplicação.
De 2022 a 2024, mais de 4,9 mil candidatos do interior do estado realizaram a inscrição para o Provão Eletrônico. Desde então, já foram emitidos cerca de 5,6 mil certificados de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio para o público de fora da capital amazonense.