A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), acrescentou oito novos cursos técnicos para alunos do Novo Ensino Médio (NEM) 2025. Agora os estudantes terão a oportunidade de se certificar com diplomas de técnico em Eletrônica, Automação Industrial, Estética, Nutrição e Dietética, Design, Saúde Bucal, Meio Ambiente e Zootecnia. As aulas teóricas e práticas serão realizadas nas unidades educacionais do Cetam, na capital e no interior do estado.
A disponibilidade de cursos técnicos articulados ao Ensino Médio nas escolas da rede estadual teve início em 2023, com 10 cursos com duração de dois anos. Ao final de 2024, 9,7 mil estudantes da capital e do interior conquistaram tanto o certificado de Ensino Médio, quanto o diploma dos cursos técnicos de Administração, Finanças, Informática, Rede de Computadores, Enfermagem, entre outros.
Em 2024, a Secretaria de Educação iniciou, também em colaboração com o Cetam, qualificações profissionais articuladas ao Ensino Médio nas escolas de tempo integral e jornada parcial, na capital e no interior do estado, com as qualificações profissionais divididas em dois semestres. Ao concluírem o Ensino Médio, 12,5 mil estudantes terão, além da certificação do Ensino Médio, outras duas certificações de qualificações profissionais. Em número global, 22,2 mil estudantes concluíram com êxito o itinerário da formação técnica e profissional.


“A materialização de oferecer cursos técnicos e qualificações profissionais, articulados ao ensino médio da Seduc, pode representar para alguns estudantes a oportunidade, no período pós-médio, de ingressar no mercado de trabalho em uma novidade técnica de nível médio, enquanto para outros, de verticalizar o itinerário formativo em um curso superior”, ressaltou a coordenadora do Comitê da Reforma do Ensino Médio e Currículo (CINEM), Hadaquel Alcântara.
Atualmente, a parceria com o Cetam dispõe de 10 cursos técnicos, atendendo 87 turmas, 3,1 mil matrículas, e 49 escolas em 33 municípios. Ainda este ano, a Secretaria de Educação iniciou a primeira experiência de qualificações profissionais articuladas à EJA/Ensino Médio – 9ª etapa, alcançando 21 turmas, 711 matrículas, e 21 escolas de 6 municípios, com qualificações para Agente de Portaria, Almoxarife, Assistente de Logística, Cuidador de idoso e Agente de combate às endemias.
Todos os cursos técnicos oferecidos estão em conformidade com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) e as qualificações profissionais com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). O objetivo é fazer com que os estudantes já terminem o Ensino Médio com uma qualificação profissional, facilitando, assim, o acesso ao mercado de trabalho.
Nos cursos, os alunos aprendem sobre áreas crescentes, com impacto em diversos setores da economia. Além disso, a formação proporciona uma educação mais integrada com as necessidades do mercado de trabalho local.