A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar divulgou, nesta quarta-feira (26/11), a relação dos profissionais habilitados para concorrer à segunda edição do Prêmio Educadores que Transformam. Ao todo foram enviadas 206 propostas de ações, práticas ou projetos desenvolvidos por educadores nas escolas da rede estadual de ensino.
Desse total, 194 inscrições foram homologadas e agora seguirão para a próxima fase. A relação com os contemplados que atenderam a todos os itens do regulamento está disponível no portal da secretaria, e pode ser acessada por meio do link https://bit.ly/homologacaoeducadores.
O período de homologação consiste na filtragem de inscrições duplicadas conforme o item 6.5 do regulamento. Agora, na nova etapa do processo, serão realizadas as avaliações com base em critérios como inovação, impacto, relevância e comprometimento, até o dia 19 de dezembro.
A divulgação do resultado final está prevista para o dia 27 de dezembro. Nesta edição com o tema “Práticas Educacionais Inovadoras e Humanizadas no Contexto Amazônico”, o prêmio tem como objetivo reconhecer boas práticas desenvolvidas por servidores e membros na comunidade escolar na promoção da qualidade de ensino nas escolas públicas estaduais do Amazonas, ao longo do ano letivo de 2025.

De acordo com a diretora do Departamento de Gestão Escolar (Degesc), Aparecida Carvalho, a Secretaria de Educação identifica e homenageia aqueles profissionais que possuem iniciativas que trabalham o desenvolvimento dos estudantes. Segundo a diretora, é importante que todos estejam atentos ao regulamento.
“É essencial que os profissionais inscritos no prêmio conheçam todas as etapas do regulamento. É importante que seja feita essa visita ao site e que eles tenham conhecimento de todas as etapas que estão previstas dentro desse processo”, completou a diretora.
Assim como na primeira edição, o prêmio “Educadores que Transformam” está Dividido em categorias: seis para capital, sendo elas Ensino Fundamental I Anos Iniciais; Ensino Fundamental II Anos Finais; Ensino Médio; Educação de Jovens e Adultos; Educação Especial e Inovação em Gestão Escolar; e oito para o interior, sendo as categorias da capital somadas a Educação Escolar Indígena e Educação do Campo.

