MANAUS – As chuvas que molham Manaus desde as primeiras horas de hoje deve seguir por todo o dia, ainda que de forma isolada. A Prefeitura de Manaus, por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), informa a previsão meteorológica para esta segunda-feira, 18/3, que indica céu parcialmente nublado na capital amazonense, com ocorrência de chuvas isoladas.
As temperaturas devem variar entre 25°C como mínima e 31°C como máxima, proporcionando um clima ameno ao longo do dia.
Quanto à umidade, a previsão é que fique entre 75% como mínima e 95% como máxima, indicando um ambiente úmido na região.
Canal de atendimento 24 horas
Em caso de ocorrências, para assistência imediata, os cidadãos podem entrar em contato ligando para o Disque 199 (Defesa Civil), do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), que opera 24 horas.
Leia mais: Bacia Amazônica registra menores volumes de chuva em mais de 40 anos
É importante ressaltar que o sistema atmosférico é dinâmico e a Prefeitura de Manaus continuará monitorando os dados de previsão para fornecer atualizações caso haja alterações significativas.
El Niño 2024 e as chuvas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastre (Cenad) divulgaram nesta quinta-feira (7), o boletim nº 6 com o objetivo de apresentar o monitoramento, previsões e os possíveis impactos do El Niño no Brasil em 2024.
O documento é resultado do trabalho realizado em parceria pelos órgãos nacionais e oficiais sobre monitoramento, regulação do uso das águas, gestão de riscos e previsão do clima e tempo. Mensalmente, o conteúdo será atualizado para disponibilizar informações acerca do fenômeno e, assim, apoiar os órgãos federais e estaduais além de contribuir para a tomada de decisões governamentais referentes ao País.
Apesar de atualmente o fenômeno estar classificado como forte, a intensidade do fenômeno deve mudar de moderada para fraca nos próximos meses com possibilidade de formação do La Niña no segundo semestre.
As previsões de temperatura da superfície do mar para a região do Oceano Pacífico Equatorial, produzidas por modelos climáticos globais, indicam uma alta probabilidade (75%) de que as condições de El Niño continuem a se manifestar nos próximos meses (março-abril-maio), com enfraquecimento gradual e intensidade variando de moderada a fraca (anomalias de temperatura da superfície do mar na região do Pacífico central inferiores a 1,4°C).
Há chances de uma possível transição para neutralidade no trimestre abril-maio-junho e persistência de condições neutras até meados de julho/2024.
De acordo com as projeções estendidas do IRI (International Research Institute for Climate and Society), existe a possibilidade da formação do fenômeno La Niña no segundo semestre de 2024, com 55% de probabilidade.