Manaus (AM) – Na noite do último sábado (29), a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) deflagrou uma Central Integrada de Fiscalização (CIF) em bares e similares da zona Leste de Manaus, com o objetivo de punir irregularidades e ilícitos nessas localidades, como a falta de licença para o funcionamento. Nos locais, 11 adoslecentes foram conduzidos ao Conselho Tutelar.
Leia mais: Aumenta número de motorista de aplicativo monitorados pela SSP-AM em Manaus
Falta de Alvará
Durante a ação, seis bares foram interditados, sendo três por falta de alvará para funcionamento, pela Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef).
De acordo com a Fiscal da Semef, Perpétua Basílio, os estabelecimentos estavam funcionando sem alvará há muito tempo, o que pode causar prejuízos para o município e para a população.
“A motivação dessas interdições na avenida Itaúba foi a falta de alvará para funcionamento. Nós detectamos que esses locais estão funcionando há muito tempo sem o alvará, o que pode causar prejuízos para o município e para a população. Tudo ocorreu dentro da normalidade. Tivemos um grande apoio dos outros órgãos, sobretudo, da Polícia Militar durante a fiscalização”,
informou a fiscal da Semef.
Conselho Tutelar
11 adolescentes que estavam nos locais, sem a presença de um responsável legal, foram conduzidos pelo Conselho Tutelar. Durante a fiscalização, o órgão atuou conscientizando os menores de idade presentes no local para os perigos de estar nesse ambiente.
A secretária Executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Gabriela Campezatto, afirmou que o órgão atuou conscientizando os menores de idade presentes no local para os perigos de estar nesse ambiente.
“Hoje nós estamos aqui com uma equipe diversificada, e estamos verificando a situação de crianças e adolescentes e menores em geral. Todas as famílias que abordamos, conscientizamos sobre a documentação dos menores e sobre os perigos do ambiente insalubre do qual eles estão frequentando”,
explicou a secretária.
Detran
Também durante a ação, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) aplicou 19 autuações e apreendeu sete veículos por irregularidades.
Participaram da CIF servidores da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), policiais da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) e Polícia Militar do Amazonas (PMAM); militares do Corpo de Bombeiros Militar (CBMAM), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (Immu), Sejusc, Semasc, Conselho Tutelar e Juizado da Infância e Juventude Infracional (Jiji), Implurb e Detran-AM.
*Com informações da assessoria