A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) deu início, nesta segunda-feira (23/09), à Semana Estadual do Idoso, que reforça as atividades em prol da informação, prevenção de violências, promoção de lazer e saúde a quem tem 60 anos ou mais. Neste primeiro dia de ação, a pasta promoveu um pit stop nas ruas das zonas norte e leste de Manaus, áreas que concentram maior índice de violência contra pessoas idosas.
No Amazonas, a Lei 2.877, de 30 de março de 2004, institui a Semana Estadual do Idoso no âmbito do Estado do Amazonas. Neste ano, a campanha traz o tema “Dignidade não tem prazo de validade”, buscando conscientizar a sociedade sobre o idadismo e o etarismo – formas de preconceitos contra idosos.
A secretária executiva adjunta da Pessoa Idosa, Anne Alves, acompanhou as ações e adianta que, até sexta-feira (27/09), a Sejusc terá uma vasta programação.
“A Sejusc vai atuar com ações estratégicas. Hoje, iniciamos com um pit stop levando informação para os pedestres e condutores da zona norte leste. Vamos levar cerca de 150 idosos ao cinema, porque muitos idosos nunca foram ao cinema. Vamos estar em OSCs, empresas públicas e privadas divulgando a campanha e reforçando conscientização”, frisou a secretária.
As atividades são coordenadas pela Secretaria Executiva Adjunta da Pessoa Idosa (Seadpi), que vai levar as atividades da Semana Estado do Idosos a Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros da capital), com a realização de serviços de saúde, lazer e cidadania.
No dia 1º de outubro, Dia Nacional do Idoso e Dia Internacional da Terceira Idade, integrantes do projeto EnvelheSer 60+, do Governo do Amazonas, vão receber uma homenagem na Câmara Municipal de Manaus (CMM)
Ações estaduais
O Governo do Amazonas ampliou a quantidade de Centros Integrados de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Cipdi), com novos postos no Monte das Oliveiras e São José, zonas norte e leste, respectivamente. Levantamentos estaduais de segurança mostraram que a maior parte das denúncias de violências contra idosos são registradas nas duas zonas.
A terceira unidade do Cipdi fica no bairro Parque Dez, ao lado da Delegacia do Idoso, na zona sul da cidade. Todos têm atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e não precisam de agendamento.
Além de buscar prevenir e combater a violência, o Governo também oferece lazer e cultura com os projetos do programa EnvelheSer 60 +, que incluem atividades em grupos, projetos de valorização de anciões, blitze de defesa do consumidor e outras ações voltadas às pessoas idosas.