MANAUS – Uma das avenidas mais importantes de Manaus começa a Quarta-feira de Cinzas lutando contra uma cratera. As obras para fechar o buraco seguem, mas expõe que Manaus é uma cidade onde a prefeitura escolhe remediar, em vez de prevenir.
O trecho no bairro São Geraldo, zona Centro-Sul, estava com 60% de execução nesta terça-feira, 13/2. A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), atua no local desde o último domingo, 11, quando a cratera abriu.
Leia mais: Vídeos: suspeito de assalto quebra a perna em Manaus
“A drenagem profunda, instalada a 8 metros de profundidade, foi revisada e substituída por tubos em concreto armado. Também foi feita uma rede nova a 2 metros de profundidade da via para coletar água da rua e dar a destinação correta”, diz a prefeitura.
As equipes implantam mais de 2 mil sacos de rip-rap, utilizam mais de 200 sacas de cimento e areia para a confecção da “farofa”.
A prefeitura afirma ainda que fará a recuperação asfáltica de toda a extensão, mas não apresenta um mapeamento sobre área de risco em Manaus nesse inverno, onde as ruas costumam abrir buracos repentinamente.
Chuvas
A Prefeitura de Manaus informa que atendeu 20 ocorrências em razão da chuva desta terça-feira, 13/2. Foram registros por meio da Central 199 da Defesa Civil.
Ainda assim, foram oito aconteceram em bairros da zona Leste da capital, nove na zona Norte e duas na zona Centro-Sul da cidade.