Representantes de 14 municípios do interior do Amazonas estiveram presentes na 31ª Reunião Ordinária do Fórum Permanente de Secretários Municipais do Meio Ambiente (Fopes), nesta terça-feira (21/10), em Manaus. O evento ocorre até esta quarta-feira (22/10), na Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).
O secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, participou da abertura do encontro e reforçou a importância da cooperação com os municípios. Segundo ele, o evento representa uma oportunidade para trocar experiências e encontrar caminhos conjuntos para enfrentar desafios do interior na gestão ambiental.
“Queremos fortalecer esse diálogo e trabalhar lado a lado com os secretários municipais na busca por soluções efetivas para o meio ambiente, ouvindo as particularidades de cada um e garantindo que as políticas públicas estaduais cheguem na ponta. O Fopes é o espaço oficial onde essa articulação acontece, em cooperação com eles, que vivem à realidade local”, destacou.
Nesta terça-feira (21/10), os secretários receberam representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A instituição apresentou aos gestores quais cursos podem ser oferecidos a servidores municipais das pastas, com o intuito de aprimorar a gestão ambiental local.
Além disso, o fórum também discutiu a integração dos trabalhos de fiscalização, com a integração do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Na pauta, também esteve a gestão de áreas protegidas em território municipal.
“Nosso compromisso é buscar, juntos, as melhores formas de promover qualidade de vida para as pessoas e isso só é possível com um meio ambiente equilibrado. Temos a responsabilidade de mudar esse cenário com projetos e ações concretas. Seguimos unidos pelo meio ambiente, pela qualidade de vida e pelo fortalecimento das ações que realmente tragam benefícios aos municípios”, disse o presidente do Fopes, o secretário municipal de Meio Ambiente de Presidente Figueiredo, Olavo de Angiolis Silva.
O encontro de secretários segue nesta quarta-feira (22/10), com diálogos junto ao Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), da Associação Amazonense de Municípios (AAM) e outros.