Manaus (AM) – A Secretaria Municipal de Educação (Semed) organizou, neste sábado (3), a 4ª edição do Circuito Saber Pró-Saeb, com o objetivo de fortalecer a integração entre famílias e estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental. Com cerca de 160 alunos de cinco escolas da zona oeste na participação do evento, o programa faz parte do Educa+Manaus e foi realizado na Escola Municipal Cândido Honório, localizada no bairro Alvorada 2, zona centro-oeste da capital amazonense.
Leia também: Mutirão ‘Manaus Mais Cidadã’ é realizado neste sábado (3)
A proposta do evento é tornar a escola um espaço mais democrático, onde seja possível desenvolver atividades pedagógicas, físicas, artísticas, culturais e de cidadania, visando o crescimento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na rede de ensino.
Para o chefe da Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage), Luiz Oliveira, a preocupação da gestão do prefeito David Almeida e da secretária de Educação, professora Dulce Almeida, é que a família esteja sempre presente na vida escolar do filho.
“Mesmo com toda essa chuva, nossa 4ª edição foi um sucesso, muitos alunos e famílias participaram. A preocupação do prefeito David e da secretária Dulce é ter a família dentro da escola e que seja parte fundamental nesse processo educacional. Hoje, eles participaram de várias ações sociais e educacionais, isso tudo em busca do nosso objetivo de desenvolver nossas crianças e adolescentes de forma integral”,
disse Luiz.
Participaram da ação alunos das escolas municipais Eliana Lúcia Monteiro, São Pedro, Lírio do Vale e Guilherme Barbosa Baker, coordenadas pela da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Oeste.
“Para que essa ação ocorresse, nós organizamos tudo desde o transporte para trazer os alunos e as famílias e também um café da manhã para acolher a todos. Esse é um grande movimento da Semed para preparar os nossos alunos para o Saeb”,
informou a chefe da DDZ Oeste, Edilene Pinheiro.
O evento foi dividido por vários espaços, como de Aprendizagem e Movimento, para os alunos. Alex Nogueira Benfica, de 10 anos, aluno do 5º ano, da escola Eliana Lúcia, participou primeiro da aula de Matemática. O aluno disse que achou muito legal a atividade e que esse reforço vai ajudar ainda mais a tirar notas boas.
“Está muito legal essa aula, eu posso aprender muito mais e tirar notas ainda melhores”.
As famílias também tiveram à disposição os espaços Kids e Beleza e Bem-Estar, uma parceria da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), com corte de cabelo, esmaltação, designer de sobrancelhas e massoterapia. Além disso, foram oferecidos os serviços de atendimento ao CadÚnico e agendamento para retirar segunda via da Certidão de Nascimento.
Muitos pais ou responsáveis tiraram a manhã de sábado para acompanhar as atividades, como é o caso da esteticista, Elizângela da Costa.
“Eu me identifiquei em várias situações durante a apresentação. Eu assumo a família sozinha e muitas vezes o trabalho consome muito o nosso tempo e deixamos de acompanhar nossos filhos, mas hoje decidi participar desse evento com o meu filho e está sendo muito bom”,
falou Elizângela.
*Com informações da assessoria