O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás (Semig), criou uma ferramenta que reúne e apresenta informações de forma visual e centralizada sobre o cenário da estiagem em relação ao abastecimento de combustíveis para usinas termelétricas (UTE’s) dos sistemas isolados do estado.
Com base nos dados coletados de todos os produtores independentes de energia (PIE’s) e atualizado semanalmente, o dashboard mostra o nível de abastecimento e a autonomia de cada UTE, assim como consumo diário, estoque e o status dos combustíveis em trânsito.
A ferramenta mostra alertas em escala de prioridade, sendo verde para normal, amarelo para atenção e vermelho para risco eminente de desabastecimento. A Semig compartilha os dados com a Defesa Civil, que trabalha no monitoramento da estiagem severa que atinge o estado.
“É determinação do Governador Wilson Lima que a Semig faça o acompanhamento preciso do transporte de combustíveis utilizados para a geração de energia em todos os municípios do Amazonas, para que nenhuma localidade sofra com falta de energia durante a estiagem”, disse o Secretário Ronney.
Até o momento, o abastecimento de todas as UTE’s está dentro da normalidade e o monitoramento do transito de combustíveis está sendo monitorado com a devida atenção.
Sistemas Isolados
São todos os sistemas de distribuição de energia que não estão conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Atualmente, existem cerca de 212 localidades isoladas no Brasil, sendo mais de 90 só no Amazonas.
Os municípios do Amazonas que estão interligados ao SIN, através do Linhão de Tucuruí são; Manaus, Iranduba, Presidente Figueiredo, Manacapuru, Itacoatiara e Parintins. Ainda há municípios que tem sua energia gerada a gás natural como Coari, Anamã, Codajás, Caapiranga e Anori. Os demais municípios têm sua energia gerada por de deasel.