O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), acompanhou no sábado (23/03) e domingo (24/03) a despesca de tambaqui e matrinxã em tanques-redes e tanques escavados em Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus). Os pescados serão destinados gratuitamente a instituições socioassistenciais e também estarão disponíveis para venda a preços acessíveis nos dias 27, 28 e 29 de março, durante a Semana Santa, através da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS).
A visita técnica ocorreu na propriedade do empresário voltado na atividade da piscicultura, Kazuo Oká, situado na AM-010, quilômetro 214, ramal do Muirapucuzinho, vicinal do Guri-Rio Urubi, em Itacoatiara.
No local, foi realizado a despesca de 60 toneladas, onde 20 toneladas de peixes serão distribuídas para instituições socioassistenciais cadastradas na ADS; e cerca de 40 toneladas serão comercializadas no Feirão da semana santa, sob a coordenação da ADS, órgão vinculado a Sepror.
De acordo com o secretário executivo-adjunto de Pesca e Aquicultura da Sepror, foram repassados aproximadamente R$ 1,5 milhão em recursos para ADS, visando a compra de peixes de produtores da região metropolitana de Manaus, para o Programa Peixe no Prato Solidário.
“Algumas dessas toneladas também irão para o Peixe no Prato Solidário, que será distribuído gratuitamente através do Governo do Estado para pessoas em situação de vulnerabilidade, e outras serão vendidas a preços mais acessíveis no Feirão do Pescado. Isso é o compromisso do governador Wilson Lima com a população da cidade de Manaus”, ressalta Cohen.
De acordo com a ADS, mais de 110 toneladas de peixes estarão à venda em Manaus entre os dias 27 a 29 de março, com a estimativa de movimentar R$ 2,4 milhões em recursos na economia local, beneficiando também 130 famílias de feirantes.
“O Governo do Amazonas vem trabalhando a cada dia para desenvolvimento a produção no estado, e na pesca não seria diferente. Entregamos alevinos para aqueles piscicultores que possuem potencial produtivo na atividade, e para o pescador, também temos ações de acesso ao crédito rural, para eles realizar aquele financiamento de um motor ou uma canoa. Tudo isso, para incentivar o pescador e o piscicultor a produzir o pescado de qualidade”, ressalta o titular da Sepror, Daniel Borges.
Serão três pontos de venda na capital amazonense: Arena Amadeu Teixeira, na zona centro-sul; no Centro de Convivência Padre Pedro Vignola, na zona norte; e no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, na zona sul. Durante os dois primeiros dias, quarta e quinta-feira, (27 e 28/03), a população poderá adquirir o pescado das 7h às 19h. Na sexta-feira, feriado da Semana Santa, a venda acontecerá das 7h às 12h.
Outro piscicultor que fornece o pescado durante a semana santa, é o empresário Luiz Bonfá, do município de Rio Preto da Eva (a 57 KM de Manaus. Ele ressalta a importância do Governo do Amazonas investir na compra do pescado, diretamente do piscicultor.
“Essa compra é importante, pois incentiva o piscicultor a criar, para fornecer para as feiras. Nessa época, o Governo compra bastante também, ajuda a gente, e incentiva a gente criar mais peixes, que é uma proteína saudável e de boa qualidade”, finaliza Bonfá.