A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) apresentou, durante o “Rec’n’Play 2025”, em Recife, a experiência exitosa que vem sendo adotada no Amazonas, usando a tecnologia e a Inteligência Artificial (IA) para ampliar o acesso aos serviços e reduzir o tempo de espera por consultas especializadas. No evento, considerado um dos maiores festivais de inovação, tecnologia, empreendedorismo e economia criativa do Brasil, a SES-AM mostrou o funcionamento do Programa Saúde AM Digital, do Governo do Amazonas.
A SES-AM foi representada pela coordenadora estadual de Telessaúde, Carla Virgínia. Ela falou sobre o modelo de Telessaúde do estado, na mesa-redonda “Fim das filas no SUS? Como a teleconsulta conecta especialistas ao cidadão”.


O evento reuniu gestores e especialistas de diferentes estados e do Ministério da Saúde, além de startups, empresas e estudantes da área. Com o tema “O futuro feito por gente”, o evento reforça a importância das pessoas e da colaboração no desenvolvimento de soluções tecnológicas e sustentáveis. O principal tema de pauta foi a Telessaúde como estratégia para ampliar o acesso, reduzir o tempo de espera e integrar o atendimento especializado no Sistema Único de Saúde (SUS).
O convite para a SES-AM partiu da Secretaria Municipal de Saúde de Recife (Semsa), em reconhecimento ao modelo de Telessaúde do Amazonas, que tem se destacado como referência na oferta de serviços mediados por tecnologia.
Para a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, o Amazonas vem assumindo um protagonismo importante na transformação digital da saúde no Brasil. “Isso coloca o Estado no centro das discussões sobre novos modelos de acesso no SUS”, afirma.
O evento foi organizado pelo Porto Digital, um dos maiores distritos de inovação da América Latina, integrado por startups, empresas, organizações, instituições de ensino de ciência e de tecnologia. Foi realizado em parceria com o Sebrae e a Prefeitura do Recife. A programação envolveu palestras, oficinas, debates e experiências imersivas.

Agenda extra
Na agenda em Recife, a representante da SES-AM ainda se reuniu com a equipe técnica da Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE). O órgão estuda a implantação do serviço de Telessaúde no estado. Participaram da reunião integrantes das equipes técnicas de Regulação e Telessaúde da SES-PE.
“Foi uma oportunidade de compartilhar os resultados alcançados e as estratégias que vêm transformando o atendimento ambulatorial especializado no Amazonas. Um modelo de atendimento regulado e consentido pelo paciente, em que temos duas formas de acesso: uma pelo aplicativo e outra por telessalas distribuídas por todo o estado, garantindo acessibilidade e equidade aos cidadãos da capital e interior”, disse Carla Virgínia.
Saúde AM Digital
Entre os resultados apresentados durante a agenda em Recife, estão o impacto positivo na ampliação da oferta de atendimentos, redução do tempo de espera e saneamento das filas, com destaque para o uso da assistente virtual com inteligência artificial, desenvolvida para se comunicar com os usuários, identificar desistências e direcionar os serviços a quem realmente precisa, incluindo o atendimento por Telessaúde.
O Programa Saúde AM Digital, do Governo do Amazonas, reduziu de 100 para 19 dias o tempo médio de espera entre agendamento e atendimento nas especialidades ofertadas. A Telessaúde está presente nos 62 municípios amazonenses, com consultas em 17 especialidades e acesso a telelaudos nas unidades com telessala.
Atualmente, o Governo do Estado está ampliando a estrutura de Telessaúde para todo o interior, alcançando 37 municípios, com 94 telessalas e previsão de 100% de cobertura até o fim do ano. As telessalas garantem que moradores de áreas com menor acesso digital possam contar com apoio técnico para realizar suas consultas à distância, além do acesso pelo aplicativo Saúde AM Digital.