A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) registrou 4.495 atendimentos durante o feriado de Natal, na rede de urgência e emergência de Manaus. Os números são do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão do Sistema Único de Saúde (Cieges), através do aplicativo Saúde em Tempo Real, do Governo do Amazonas.
São 25 unidades da rede estadual, sendo seis prontos-socorros, nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), sete maternidades e o Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam), todas com funcionamento ininterrupto 24 horas ao longo do feriado e ponto facultativo.
Entre a zero hora e meia noite do dia 25, os prontos-socorros registraram 102 atendimentos relacionados a acidentes de trânsito, 78 deles envolvendo motocicleta e seis acidentes de carro. Foram registrados 54 nascimentos nas maternidades estaduais e 72 cirurgias distribuídas entre diferentes especialidades, como ortopedia, cirurgia geral, cirurgia vascular, neurocirurgia, além de procedimentos em outras especialidades.


A SES-AM garantiu quatro remoções pelo serviço de UTI aérea para pacientes de municípios do interior, assegurando acesso oportuno a atendimento especializado na capital, conforme a necessidade clínica de cada caso.
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, amanheceu o dia de sexta-feira (26/12), ponto facultativo nas repartições estaduais, visitando hospitais da rede. Ela destacou que o plano operacional adotado pela SES-AM para o feriado do Natal garantiu a plena capacidade de funcionamento da rede de urgência e emergência, com equipes de plantão, abastecimento de medicamento e produtos hospitalares, fluxos revisados e centros cirúrgicos em atividade.


“Passamos o Natal com nossas unidades em plena atividade. Ao todo, são mais de 21 mil profissionais a postos atendendo a população na capital e interior, entre Natal e Ano Novo. O ano de 2025 segue com muito trabalho, planejamento e ações para fortalecer ainda mais a assistência à população”, completou.
A secretária executiva de Assistência da SES-AM, Mônica Melo, afirmou que os atendimentos ocorreram dentro da normalidade, conforme o Plano Tático Operacional da Assistência, ferramenta de gestão da Secretaria que assegura o pleno funcionamento da rede estadual.
“Na semana que antecede os feriados, a Secretaria intensifica o alinhamento com a Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) para assegurar o abastecimento de medicamentos e insumos. Paralelamente, junto às direções das unidades, são acompanhadas as escalas das equipes, a revisão dos fluxos assistenciais e o monitoramento da capacidade instalada da rede”, destacou Mônica Melo.
Segundo ela, as ações reforçam o compromisso do Governo do Amazonas em manter atendimento contínuo, seguro e de qualidade à população.

Atendimento médico sem sair de casa
Considerando que 58% dos quase 4,5 mil atendimentos registrados no Natal são classificados como de baixa e pouca urgência, a secretária Nayara Maksoud lembrou que, para esses casos, a pessoa tem a opção de fazer a consulta pelo Aplicativo Saúde AM Digital. Por meio desse App, afirma Maksoud, qualquer pessoa pode fazer a consulta com um clínico geral, sem sair de casa.
O serviço, lançado recentemente pelo governador Wilson Lima, tem à disposição dez mil médicos de plantão 24 horas para o atendimento remoto, bastando que a pessoa baixe o aplicativo Saúde AM Digital no celular.
“Mais da metade dos nossos atendimentos em prontos-socorros ainda são de baixa urgência na classificação de risco. São atendimentos de clínica geral, típicos de Unidade Básica de Saúde (UBS), mas que, agora, para facilitar e ampliar o acesso da população, com mais comodidade e sem ter que esperar num pronto-socorro, UPA ou SPA, a pessoa pode fazer essa consulta do conforto do seu lar. O tempo para o médico entrar na consulta não passa de 20 minutos”, observa.
Cirurgias eletivas no feriado
Nayara Maksoud também visitou, nesta sexta-feira, os hospitais para verificar o funcionamento do mutirão Opera+ Amazonas, onde as cirurgias eletivas, aquelas não urgentes com datas marcadas, continuam com força total.
No Complexo Hospitalar Zona Norte (CHZN), ela acompanhou o mutirão no Hospital Delphina Rinald Abdel Aziz, onde estão acontecendo 258 cirurgias apenas nesta sexta-feira. São 100 cirurgias de catarata, 120 dermatológicas, além de cirurgias gerais (hérnia e vesícula), ginecológicas e proctológicas. Os procedimentos também estão acontecendo na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) e demais unidades.

