Em uma cerimônia realizada em meio às comemorações alusivas ao 42º aniversário do município, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) reativou, no último domingo (31), o escritório de representação da autarquia em Rio Preto da Eva (a 70 quilômetros de Manaus).
O prédio – conhecido oficialmente como Núcleo de Regularização Fundiária e Projetos Agropecuários – foi todo reformado e volta a prestar atendimentos presenciais na rua Governador Pimenta Bueno, região central. Segundo a Suframa, tem o objetivo de facilitar o acesso a documentos e trâmites burocráticos a produtores rurais, agricultores familiares e demais interessados sobre o funcionamento, projetos e benefícios disponibilizados pelo Distrito Agropecuário da Suframa (DAS).
Há exatos sete anos após a primeira reinauguração, o escritório da Suframa foi entregue pelo superintendente Bosco Saraiva, numa cerimônia que contou ainda com a presença do senador Omar Aziz, que destinou “Recurso Especial” para a reforma e adequação da sede da Suframa em Rio Preto da Eva; do prefeito da cidade, Anderson Souza; e de parlamentares estaduais e federais, entre outros convidados.
“É fundamental para apoiar a regularização fundiária e o desenvolvimento do distrito agroindustrial. É ótimo ver o empenho da prefeitura e a parceria com a Suframa para impulsionar o crescimento econômico da região. Tenho certeza de que essa iniciativa trará benefícios significativos para a comunidade local”.
Bosco Saraiva
O DAS corresponde a uma área total de 589.334 hectares pertencentes às cidades de Manaus e Rio Preto da Eva. O distrito é composto de propriedades cultivadas por unidades familiares para consumo próprio, formadas por culturas diversificadas de subsistência, assim como empreendimentos de médio e grande porte, com grandes áreas plantadas e utilização de equipamentos de fertilização do solo, pulverização, colheita, lavagem do produto e acondicionamento para comercialização.
O faturamento anual do DAS está estimado em mais de R$ 100 milhões, somado à geração de três mil empregos gerados de forma direta e indireta, a partir das referidas propriedades.
*Com informações da assessoria