Manaus (AM) – O edital do Processo Seletivo Público (PSP) para o Programa de Residência Jurídica e Contábil da Corte de Contas foi divulgado pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) nesta terça-feira (11). As inscrições serão abertas em 17 de abril e encerram em 15 de maio, podendo ser realizadas através do site https://processoseletivo.tce.am.gov.br/. O edital completo será publicado no Diário Oficial Eletrônico do TCE-AM.
O programa disponibilizará um total de 20 vagas para a residência jurídica e 10 para a residência contábil, sendo que 10% das vagas em cada área serão destinadas às pessoas com deficiência. Os alunos-residentes receberão uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 3.000.
O PSP ocorrerá em etapa única, no dia 4 de junho, com prova objetiva de 30 questões divididas em dez para o bloco comum, que inclui língua portuguesa, Lei Orgânica e Regimento Interno do TCE-AM, e 20 questões para o bloco específico, com disciplinas direcionadas à residência jurídica ou contábil, de acordo com a área de cada participante.
Além da prova objetiva, o PSP também contará com cinco questões discursivas específicas para cada uma das modalidades. Cada prova – discursiva e objetiva – terá peso de 50 pontos, totalizando 100 pontos para a classificação. Para ser aprovado, o candidato precisa alcançar 60 pontos, e a classificação será feita de acordo com a nota.
O programa de residência tem duração mínima de 24 meses, podendo ser renovado por mais 12 meses. As atividades práticas ocorrerão de segunda a sexta-feira, nos turnos matutino ou vespertino, com duração de cinco horas diárias. Os candidatos interessados em participar devem ser bacharéis em direito ou ciências contábeis, não sendo necessário apresentar registro no respectivo conselho profissional.
*Com informações da assessoria de imprensa
Edição: Hector M S Silva