A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) anunciou, nesta quarta-feira (21), um conjunto de melhorias voltadas à segurança das unidades localizadas na capital e no interior do estado. Segundo a instituição, o objetivo é proporcionar um ambiente mais seguro e tranquilo para toda a comunidade acadêmica.
Entre as medidas anunciadas pelos diretores e representantes das unidades, destaca-se o foco na segurança patrimonial. “Baseado em um levantamento conjunto com uma empresa especializada, a iluminação das unidades da capital será aprimorada, visando garantir um ambiente mais seguro”, destaca a UEA.
O reitor da universidade, Prof. Dr. André Zogahib, pontua que as novas ações contribuem para um ambiente mais seguro e tranquilo para a comunidade acadêmica. “A implementação dessas medidas é fundamental para garantir a integridade e o bem-estar de estudantes, professores e funcionários, fortalecendo a missão da instituição de oferecer um ambiente propício ao ensino, pesquisa e desenvolvimento”, disse.
Dezenas de estudantes estiveram em frente ao prédio da reitoria da UEA, em março, protestando justamente por mais segurança nas unidades. Naquele mês, um assaltante invadiu a universidade, baleou e roubou a arma de um vigilante que prestava serviço na Escola de Direito (ED), o que gerou pânico nos alunos. Após o caso, o restante do semestre foi concluído de maneira remota.
Investimentos em fiscalização e vigilância
Outro ponto ressaltado é o controle de acesso que está em fase de teste na ED. A UEA implementa um sistema de cancelas e catracas para controlar a entrada de veículos e pessoas, por meio de identificação facial. Após a conclusão dos testes na ED, o sistema será instalado em todas as unidades de Manaus.
Além disso, o contrato administrativo receberá um acréscimo de 21,74% para contratação de agentes de portaria. Isso resultará em um aumento de 32% no efetivo previsto, estabelecido no contrato com a empresa de segurança que atua na universidade.
“Todos os postos de segurança serão ocupados por vigilantes treinados, ressaltando, ainda, que estarão com os equipamentos adequados. Além disso, haverá um aumento de nove postos de vigilantes diurnos e cinco postos de vigilantes noturnos todos treinados e equipados. A contratação de três vigilantes com motocicleta também está prevista para realizar rondas. Espera-se que seja efetivada em até quatro meses.”, completa a UEA.
Por fim, outra medida de segurança é a instalação de um sistema de monitoramento por Circuito Fechado de Televisão. A universidade pretende instalar 699 câmeras em todas as unidades da capital, com uma central de monitoramento 24 horas. Esse projeto está em fase de contratação, com previsão de efetivação em até 60 dias.
*Com informações da assessoria