Manaus – A partir desta segunda-feira (24), estão abertas as inscrições para o vestibular e Sistema de Ingresso Seriado (SIS) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no site da instituição www.uea.edu.br. E, segundo o coordenador pedagógico do cursinho Vetor, Albervan Cidrônio, quem está se preparando para as provas precisa ficar atento às mudanças nos editais dos certames.
“Uma semana após o lançamento do edital a UEA publicou uma errata anunciando um remanejamento de vagas para indígenas e pessoas com deficiência, além de aumento de 10% de vagas para quem vai estudar no interior do Estado”, informou o Cidrônio.
Com isso, a partir de agora, para o vestibular, estão sendo ofertadas 3.429 vagas, sendo 1.155 capital e 2.274 interior, 210 para indígenas e 691 para pessoas com deficiência. E, para o SIS, 2.257 vagas, sendo 770 capital e 1.487 interior, 134 para indígenas e 451 para pessoas com deficiência.
São ao todo 106 cursos ofertados em 32 municípios, entre Manaus e interior. Para o curso de Medicina, o mais concorrido da universidade, serão ao todo 72 vagas no vestibular que estarão divididas em seis cotas. Já para o SIS, serão 48 vagas, também divididas em cinco cotas, entre elas, povos indígenas e pessoas com deficiência.
Outra novidade é a adequação da prova com base nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Essa é uma mudança gradual que tem acontecido desde o ano passado e mostra que a UEA está atenta ao cenário nacional”, destacou o coordenador pedagógico do Vetor.
Ele explica que, seguindo a nova BNCC, a prova do SIS II passou a não cobrar tantos conteúdos como anteriormente. Se antes a disciplina de Química cobrava oito assuntos, agora o edital traz três grandes tópicos. “Houve uma diminuição de pelo menos 50% no conteúdo, no entanto, há conteúdos que antes não eram cobrados e passaram a ser”, informou Albervan.
Essa mudança também poderá ser sentida pelos alunos do terceiro ano e até por quem já concluiu o Ensino Médio e fará o vestibular. “O alerta que dou para os candidatos que estão se preparando para a prova é que fiquem atentos ao conteúdo programático para não perder tempo estudando assuntos que não fazem mais parte do edital”, orientou o professor.
Além disso, desta vez, as provas do SIS acontecerão antes do vestibular. Elas serão aplicadas nos dias 22 de outubro para os candidatos do SIS I, II e III, e 23 de outubro (conhecimentos gerais) e 24 de outubro (conhecimentos específicos e redação) para os candidatos ao vestibular. A lista dos candidatos aprovados no vestibular e SIS será divulgada no dia 7 de dezembro.
Com informações da assessoria