O reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Sylvio Mário Puga, formalizou a constituição da comissão encarregada de elaborar o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) em Cinema e Audiovisual, por meio da portaria 2165, na última quarta-feira (15). O curso vai ser implantado na Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), no campus sede da Ufam em Manaus.
Segundo o Jornalismo Parintins, inicialmente a comissão é composta pelo diretor da FIC, professor Allan Rodrigues, pelo Coordenador Acadêmico do campus Parintins, Carlos Barros Monteiro, e pelos professores de jornalismo da UFAM Parintins, Adelson da Costa Fernando, Marina Magalhães de Morais e Cândida Maria Nobre Moraes.
O professor Carlos Barros Monteiro planeja visitar, em janeiro, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade de São Paulo (USP) para conhecer de perto a operacionalização de seus cursos de Cinema e Audiovisual.
Após o fim dos trabalhos da Comissão, a proposta segue para a Câmara de Ensino de Graduação (CEG) e depois para o Conselho de Ensino e Pesquisa (CONSEPE), responsável pela aprovação do curso.
Vale ressaltar que a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) incluiu o novo curso de Bacharelado em Produção Audiovisual em 2023 na Escola Superior de Artes e Turismo (ESAT). A instituição havia criado a formação em Tecnologia em Produção Audiovisual, em 2013, mas o último ano com uma turma a ingressar foi 2015 e, desde então, o estado seguia sem uma formação acadêmica especializada.