As Unidades Locais (Unloc) e Postos Avançados (PA) do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) no interior do estado recebem, desde segunda-feira (10/11), os documentos de produtores rurais, organizações e agroindústrias para o credenciamento no edital do Programa da Regionalização da Merenda Escolar (Preme) 2026.
Conforme o edital nº 009/2025, da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Amazonas (ADS), o período de credenciamento se estende até o dia 10 de dezembro.
O Preme tem como objetivo contratar produtores rurais, organizações de produtores rurais (associações, cooperativas) e agroindústrias para fornecimento de produtos hortifrutigranjeiros, florestais, extrativistas, agroindustriais regionais, pesqueiro de cultivo e extrativistas, produzidos no estado.

Segundo a diretora-presidente do Idam, Eliane Ferreira, a inscrição no programa poderá ser realizada nas unidades locais do Idam. “No interior, nossos escritórios estão de portas abertas para prestar orientações e receber a documentação dos produtores, tendo em vista a relevância do Preme para o escoamento da nossa produção e para geração de renda às famílias no campo”, frisou.
Na capital, os interessados devem entregar os documentos na sede da ADS, na avenida Carlos Drummond de Andrade, nº 1.460, Conjunto Atílio Andreazza, Bloco G – 1º Andar, Japiim. A documentação também pode ser protocolada pelo email: credenciamento.preme@gmail.com.
Quem pode se cadastrar
Poderão participar do credenciamento produtores rurais que apresentem a documentação necessária, incluindo: Carteira de Identidade Nacional (CIN); Cédula de Identidade (RG), ou Registro de Identificação Civil (RIC), ou Carteira de Órgão ou Conselho de Classe, ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), ou Certificado de Alistamento Militar, ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ou Passaporte.
Também devem apresentar cópia do documento de inscrição no CPF autenticada e/ou conferida com o original por servidores da ADS e/ou Idam, nos municípios do interior do estado. E Cartão do Produtor Primário com prazo de validade vigente no ato do credenciamento, expedido pelo Órgão Oficial de Assistência Técnica e Extensão Rural – Idam.
As Organizações de Produtores Rurais (Associações, Cooperativas) e Agroindústrias devem apresentar: Documento de identificação e CPF do Presidente ou Representante Legal; Ata de Posse (Autenticado e/ou conferida com original por servidores da ADS e/ou Idam nos municípios do Estado do Amazonas); e Estatuto (Autenticado e/ou conferido com original por servidores da ADS e/ou Idam nos municípios do Estado do Amazonas).

